APRESENTAÇÃO DO EVENTO

Em setembro, o Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) realizará o I Simpósio de Reabilitação e Desempenho Funcional (I FISIORDF). Assim, temos a honra de convidá-lo a participar, no dia 14 de setembro de 2017, deste evento que reunirá graduandos, pós-graduandos, pesquisadores da UFVJM e demais profissionais da área para divulgar seus trabalhos científicos e tecnológicos. O objetivo da I FISIORDF é estimular a integração entre as atividades de ensino em nível de graduação e de pós-graduação Latu Sensu e Stricto Sensu, promovendo, desta forma, encontro de pesquisadores, estudantes e profissionais da área da saúde.

A importância do evento é despertar entre os estudantes de graduação e pós-graduação o pensamento científico, inovador e empreendedor, bem como estimulá-los à prática investigativa com vistas à resolução dos problemas que nos cercam. Em tempos de inovação, na era da informação e da busca continua por melhoria da qualidade de vida, o I Simpósio de Reabilitação e Desempenho Funcional tem como temas principais: o Ensino e a Pesquisa tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação, abordados sempre em relação aos grandes paradigmas atuais. Vale mencionar que a integração da graduação com a pós-graduação tem sido adotada como política do Departamento de Fisioterapia da UFVJM, como forma de estreitar a participação de alunos de graduação nos trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos e residentes, por meio de programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (CNPq, FAPEMIG e bolsas institucionais da UFVJM). Assim, estes programas têm se mostrado eficientes na identificação e indução precoce de vocações para a pesquisa. Os resultados desta integração têm refletido na qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Fisioterapia na UFVJM, bem como por meio da participação cada vez maior dos alunos de graduação nos projetos e nas publicações dos docentes dos programas.     

O I Simpósio de Reabilitação e Desempenho Funcional está programado para que as palestras e mesas redondas ocorram entremeadas com a apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos, nas formas de painel e oral, por discentes de graduação e pós-graduação da comunidade acadêmica e por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras instituições do Brasil. Esta forma de organização possibilitará aos participantes assistir a palestras e apresentar ou conhecer os trabalhos de ensino e pesquisa desenvolvidos na UFVJM.

E-mail do evento: fisiordf@ufvjm.edu.br

DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA / UFVJM