Prêmio Henrique Dumont - Trabalhos selecionados:

Saúde:

(i)                 Cimento de ionômero de vidro modificado com nanocristais de celulose: inovador biomaterial restaurador dentário - Coordenador: Maria Helena Santos.

(ii)               Desenvolvimento de bebida Funcional pró-biótica à base de soja – Coordenador: Poliana Mendes de Souza

Exatas:

(i)                 Blendas à base de PHB e PPG, processo de obtenção e usos, produto e usos - Coordenador: Juan Pedro Bretas Roa (UFVJM).

(ii)               Desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias emergentes para o tratamento de águas contaminadas: o caso da produção eletroquímica de ozônio para a ultrapurificação de água - Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Morais da Silva.

(iii)             Produção de hidrolases lignocelulolíticas por fermentação submersa com uso de resíduos da agroindústria de óleos vegetais como fonte de carbono - Coordenador: Alexandre Soares dos Santos.

Agrárias:

(i)                 Desenvolvimento da geléia da beterraba vermelha oriunda da região de Diamantina - COORDENADOR: Lílian de Araújo Pantoja.

(ii)               Desenvolvimento de biorreator com controle automático de temperatura para produção de Cachaça - Coordenadores:   Marcus Henrique Canuto (DCB-FCBS-UFVJM);    Helmuth Guido Luna Siebald (DQ-ICEX-UFMG); Rodinei Augusti (DQ-ICEX-UFMG).

(iii)             Mistura pronta para bolo à base de farinha de Pequi. Coordenador: Alexandre Soares dos Santos.

Projetos considerados (em ordem alfabética de títulos de projeto) para apresentação oral,  com início às 14h do dia 10 de outubro de 2013 no Auditório 203 – Pavilhão de auditórios – Campus JK.

As Apresentações deverão ser de 15 minutos e 5 minutos de perguntas da comissão avaliadora.


O Prêmio Henrique Dumont será outorgado aos melhores projetos de cada Área inscritos no DIAMANTECH.

Henry Dumont” (aportuguesado para “Henrique”),

Nasceu em 20 de julho de 1832, no distrito do Guinda – Diamantina. Ele era filho de François Dumont, joalheiro que se fixou no Arraial do Tijuco, futura Diamantina, o maior polo mundial produtor de diamantes da época. Henrique Dumont fez curso na Escola de Artes e Ofícios de Paris, (equivalente a Faculdade de Engenharia, nos dias atuais), tendo se formado com apenas 21 anos de idade.

Sua trajetória levou-o a tornar-se bem sucedido empresário em Minas Gerais e em São Paulo, destacando-se na execução de obras de engenharia e como produtor de café. Entre seus filhos veio a nascer o inventor e benemérito Alberto Santos Dumont.