OFICINAS

1 - OFICINA : "Terapia Comunitária"

Vagas: 30

Local: Campus JK - Pavilhão de Aulas II - Sala 108

Horário: 14h

A Terapia Comunitária (TC) é uma ferramenta terapêutica em grupo (roda) que utiliza os recursos da comunidade para abordar seus problemas. As dinâmicas integrativas convidam as pessoas a falar e assim, através da responsabilização pela palavra, podem descobrir novas formas de enfrentamento e resolução de situações desafiadoras. O objetivo é demonstrar como funciona a roda de TC e estimular que esta experiência possa ser aplicada por diferentes núcleos de apoio em cursos de Medicina.

 PROF. GUILHERME NOGUEIRA MENDES DE OLIVEIRA - Faculdade de Medicina

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, residência-médica em Psiquiatria pelo Instituto Raul Soares-FHEMIG e Centro Psíquico da Infância e da Adolescência (CEPAI)-FHEMIG. Mestrado e Doutorado em Neurociências pela UFMG, Professor Adjunto - Saúde Mental - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). É vice-coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina – NAPMED/FAMED. Possui particular interesse nos aspectos neuropsiquiátricos da epilepsia e em Psiquiatria da Infância e Adolescência.


 

2 - OFICINA : "Acupuntura - seus benefícios para corpo e mente "

Vagas: 25

Local: Campus JK - Pavilhão de Aulas II - Sala 206

Horário: 14h

Quero compartilhar uma prática ancestral, que possa praticar uns nos outros, de forma lúdica e harmoniosa, a fim de prevenir e manter o organismo saudável. A ideia desta oficina é ensinar os profissionais da área da saúde o conhecimento da acupuntura, além de ensinar técnicas massagens e toques sutis nos pontos baseados na Medicina Tradicional Chinesa. Haverá demonstração de diagnostico e tratamento com agulhas, mas estamos também falando da não inserção das agulhas, nem nada que possa causar dor. A proposta é compartilhar um pouco da teoria desta Medicina milenar e oferecer ferramentas que propiciam uma manutenção da saúde, equilíbrio das energias de todos os órgãos e o fortalecimento da energia vital.

PROF. RODRIGO GALLO - Departamento de Odontologia / UFVJM

Professor Adjunto A-1 da disciplina de Prótese dentária – UFVJM, Graduação em Odontologia (1997-2000) -Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP, Mestrado em Reabilitação Oral (2002-2004) – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Doutorado em Reabilitação Oral (2005-2008) – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP (Sandwich na Universidade do Minho – Portugal)Pós-Doutorado em Odontopediatria (2010-2012) – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP


 

3 - OFICINA : "Convivendo melhor com o stress"

Vagas: 20

Local: Campus JK - Pavilhão de Aulas II - Sala 207

Horário: 14h

A oficina pretende ser um espaço para que os participantes possam identificar e refletir sobre os fatores geradores de estresse e possibilitar que os mesmos vivenciem uma técnica de relaxamento, com o intuito de que esta possa ser utilizada como uma estratégia de intervenção no estresse.

- 1ª parte: roda de conversa sobre situações geradoras de estresse.

- 2ª parte: vivência de técnica de relaxamento.

VÂNIA MARIA FERNANDES NUNES - Terapeuta Ocupacional / UFVJM

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Hospitalares (1997). Especialização em Terapia Ocupacional - área de ênfase: Saúde e Trabalho (2006). Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente (2013). Trabalhou na Unidade de Internação do Hospital das Clínicas da UFMG (1995- 2008). Atualmente é terapeuta ocupacional da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


 

4 - OFICINA : "Alimentação adequada e saudável: descobrindo o Guia Alimentar para a População Brasileira".

Vagas: 25

Local: Campus JK - Departamento de Nutrição (DNUT) - Sala de Treinamento

Horário: 14h

Esta oficina abordará os princípios de uma alimentação adequada e saudável, considerando aspectos como a manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas ligadas à má alimentação bem como a alimentação sobre o aspecto da comensalidade (circunstâncias – tempo e foco, espaço e companhia – no ato de se alimentar). Também será realizada, após discussões teóricas, oficina culinária onde os conceitos serão reforçados e habilidades culinárias serão estimuladas.

PROF.ª ANGELINA DO CARMO LESSA - Departamento de Nutrição / UFVJM
   

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo(2002), possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia nutricional, aleitamento materno e alimentação complementar, segurança alimentar e nutricional e atenção primária e promoção da saúde.

POLLYANA APARECIDA DIAS - Nutricionista
  Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM-2008). Especialista em Processamento e Controle de Qualidade de Carne, Leite e Ovos, pela Universidade Federal de Lavras(UFLA-2011). Mestre em Saúde Sociedade e Ambiente SaSA (UFVJM-2014). Atualmente é técnica administrativa da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri do departamento de Nutrição e tutora EAD do curso de Pós-Graduação de Educação em Direitos Humanos (UFVJM).

 

5 - OFICINA : "Lazer e Lúdico: possibilidades pedagógicas para a atuação profissional no campo da Saúde Coletiva."

Vagas: 25

Local: Sala de aula n° 330, localizada no prédio do curso de Educação Física da UFVJM e Ginásio de Ginástica localizado no mesmo prédio.

Horário: 14h

Será uma oficina teórico-prática. No primeiro momento, conversaremos sobre questões ligadas ao Lazer, ao Lúdico e as suas contribuições para o bem-estar, em uma perspectiva ampliada. Para isso, discutiremos aspectos ligados à educação para o lazer. No segundo momento, vivenciaremos jogos e brincadeiras relacionados às manifestações corporais lúdicas como uma estratégia de intervenção no campo da saúde.

PROF. HILTON FABIANO BOAVENTURA SEREJO - Departamento de Educação Física / UFVJM
Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Especialista em Lazer pela UFMG, Especialista em Planejamento e Gestão em Turismo e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Newton Paiva (UNP), graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba e graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pelo UNP. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM. Tem experiência nas áreas de Educação, Educação Física e Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e atuação profissional em lazer, educação física escolar, currículo, lazer e lúdico.