Ricardo Magalhães Dias Cardozo

Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialização em Metodologia Científica e Epistemologia da Pesquisa pela mesma instituição. Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília. Foi professor designado da Unimontes no primeiro semestre de 2006. É professor efetivo da área de Didática e Fundamentos da Educação na Rede Federal desde agosto de 2006. Foi Chefe do Setor de Supervisão Pedagógica de fevereiro de 2007 a maio de 2008. E Coordenador Geral de Ensino do IF Baiano ? Campus Guanambi de junho de 2008 a maio de 2009. É professor efetivo da área de Didática e Fundamentos da Educação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas desde junho de 2009. Foi Presidente do Conselho Municipal de Educação de Salinas em 2013. Foi Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência - Pibid - CAPES - IFNMG no período de março de 2011 a agosto de 2015. Foi Diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG de março de 2014 à julho de 2015. Foi Coordenador Geral de Ensino Médio, na Diretoria de Currículos e Educação Integral na Secretaria de Educação Básica - Ministério da Educação, de julho de 2015 à julho de 2016. Desde 01 de novembro de 2016 é Pró-Reitor de Ensino do IFNMG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, Ensino Médio, currículos, cidadania, educação profissional, gestão participativa e conselhos.

 

Mariana Emiliano Simões

Mariana é doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminenses (UFF), na linha Antropologia do Corpo e do Esporte; mestre em Artes Visuais pela linha de pesquisa em Imagem e Cultura da Escola de Belas Artes na UFRJ; graduada em Artes Cênicas pela UFMG, com bacharelado e licenciatura. Foi aluna do curso de Pós- graduação Latu Sensu em História da África e do negro no Brasil, da Universidade Cândido Mendes. Ligada à cultura popular brasileira, participou de grupos de danças populares e dança afro-brasileira em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde ministrou aulas de teatro e dança. Trabalhou como Tutora no Curso de Especialização em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo, parceria da UFF com a Fundação Roberto Marinho. Pesquisadora vinculada ao LEECCC (Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição)/ UFF, atuou entre 2013 e 2015 junto à CEPPIR- Coordenadoria de Promoção das Políticas de Igualdade Racial, na cidade do Rio de Janeiro. Em Antropologia, atua com temas voltados para culturas populares, cultura negra e relações étnico-raciais. Em Artes, atua especialmente em teatro, dança, expressões corporais e danças étnicas. Idealizadora e realizadora do Projeto Corpo Raiz, que promove vivências em dança voltadas para consciência corporal, atualmente é professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- campus Diamantina, onde coordena o Curso Técnico em Teatro.

 

 

Gibson Moreira Praça

Professor Adjunto no Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol.

 

 

 

Pedro William Machado de Almeida

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2005). Especialista em Atividade Fisica para Grupos Especias pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(2006). Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2010. Doutor em fisiologia pela Universidade Federal de MInas Gerais. Tem experiência em treinamento físico e cancer e principalmente em doenças cardiovasculares. Atua na aréa de pesquisa em fisiologia humana com ênfase em fisiologia cardiovascular com os seguintes temas: hipertensao arterial induzida por mineralocorticódeis, sinalização intraceluar de cálcio e em cardiomiócitos ,extresse oxidativo e Sistema Renina Angiotensina-Aldosterona principalmente nos efeitos cardioprotetores da angiotensina-(1-7).

 

José Luiz de Castro Junior

- Ex-diretor do EQUILIBRIUS® Campinas – Centro de Tai Chi Chuan, Acupuntura e Cultura Oriental; - Professor da SBTCC (Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e cultura Oriental) – São Paulo
- Coordenador Cultural e Professor do EQUILIBRIUS® Ribeirão Preto-SP;
- Discípulo direto do Mestre Song Bin (5a Geração da Família Yang de Tai Chi Chuan);

- Representante Oficial do Tai Chi Chuan da Família Yang – Estilo Yang Tradicional;
- Membro da International Yang Family Tai Chi Chuan Association;
- Graduado em Educação Física pela UNICAMP-SP;
- Ministrante de palestras, vivências e workshops sobre artes marciais chinesas e técnicas corporais terapêuticas em todo o Brasil em diversas instituições;

- 05 anos de experiência com o ensino de Educação Física em escolas públicas e particulares de Campinas-SP;
- Residiu por 05 anos na China estudando e pesquisando as técnicas marciais e terapêuticas da cultura chinesa;

 

Roni Las Casas

Formação superior de Professor de Educação Física (licenciatura plena e bacharelado) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UniBH. Especialista em Atenção Básica em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestrado em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG. Experiência na área de Educação Física principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, esporte, lazer, educação em saúde, promoção de saúde, prevenção de doenças, treinamento físico, ginástica laboral, palestras e consultorias em educação para a saúde. Gestão e planejamento das ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, saúde coletiva e saúde da família baseada (informada) em evidências. Construção de software para avaliação em saúde, avaliação física e monitoramento das condições de saúde. Docência no programa Segundo Tempo/Esporte Esperança para crianças e adolescentes (esportes de quadra, ginástica rítmica, jogos de salão e complemento dos temas transversais dos PCNs). Docência nas Academias da Cidade/Saúde (ginástica coletiva, educação em saúde, avaliação física, apoio a Equipe de Saúde da Família-NASF, Articulação intersetorial e construção colegiada de uma melhor da qualidade de vida). Docência no ensino superior nas disciplinas: Educação Física e Saúde, Estágio Supervisionado em Saúde (disciplina de revisão em saúde, organização e coordenação da Academia Escola e da Cidade e Preceptoria/Supervisão com aulas práticas), Trabalho Interdisciplinar de Graduação (lazer e cultura do movimento), Metodologia da Pesquisa Qualitativa e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Monitoria de capoeira, bioestatística, recursos computacionais, danças folclóricas (grupo de pesquisas e projeções folclóricas Guararás), dança de salão (forró), Atividades Aquáticas (Natação, Hidroginástica, Pólo Aquático e Salvamento), Musculação, Cinesiologia e Biomecânica (construção de equipamentos para testes de força, com conversão de dados analógicos para digital utilizando o softwares SIMI Motion e Dasylab).