PALESTRANTES

Conheça um pouco sobre os palestrantes que estão confirmados para a III Jornada Regional Sudeste de Engenharia de Alimentos:

Avatar

Doutorando em Engenharia de Alimentos UNICAMP, trabalhos com Extração, Equilíbrio e Termodinâmica Aplicada do laboratório (ExTrAE) da UNICAMP. Graduado em Engenharia de Alimentos da UFLA, e Mestre em Engenharia de Alimentos da UNICAMP em 2016. Trabalhou com equilíbrio de sistemas compostos por novos líquidos iônicos baseados em compostos lipídicos e implementação de tais compostos na indústria alimentar. Em 2012 trabalhou no Departamento de D'Enginyeria Química da Universidade de Barcelona (UB), Espanha como estagiário e pesquisador visitante. Seu foco de pesquisa atual é a Termodinâmica Aplicada ao desenvolvimento de bioprodutos e síntese de cristais líquidos iônicos obtidos de fontes naturais.

Avatar

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2010), mestra em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2013) e estudante de doutorado em Tecnologia de Alimentos pela mesma instituição com doutorado sanduíche no Whistler Center for Carbohydrate Research em Purdue University – EUA (2014-2015). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em microbiologia de alimentos e tecnologia de alta pressão dinâmica e isostática. Atualmente, é professora do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG – Campus Salinas) e, recentemente, tem desenvolvido trabalhos na área da redução de perdas e desperdício de alimentos.

Avatar

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005) e mestrado (2008) e doutorado (2011) em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente, é professora adjunta nível II do Departamento de Alimentos da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, com ênfase em alimentos para fins especiais, rotulagem de alimentos, análise sensorial de alimentos e desenvolvimento de novos produtos.

Avatar

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Federal de Alfenas (2005). Mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Doutora em Microbiologia Agrícola também pela Universidade Federal de Lavras, com período sanduíche na Universidade de Copenhagen onde desenvolveu pesquisas relacionadas ao uso de lactobacilli como probióticos. Tem experiência na área de Microbiologia com ênfase em estudos da diversidade microbiana por técnicas convencionais e moleculares, processos fermentativos rudimentares e controlados, e caracterização de cepas probióticas e tecnológicas.

Avatar

Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua profissionalmente como pesquisador, consultor e professor na área de engenharia de processos e produtos com ênfase em tecnologias emergentes. Desenvolve pesquisas nas áreas de tecnologias não-térmicas de estabilização de alimentos e bebidas, formulação de ingredientes para indústria de alimentos, propriedades físico-químicas de produtos particulados e inovações em produtos funcionais.

Avatar

Graduado em Engenharia de Alimentos pela UNI-BH em 2006, Mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela UFLA, 2013. Atualmente é Professor do IFNMG - Campus Salinas e coordenador do curso de Engenharia de Alimentos. Ministra aulas nos cursos de Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Produção de Cachaça. Trabalha com pesquisas nas áreas do Controle e Qualidade de Alimentos, Bebidas como cachaça e cervejas artesanais, Tecnologia de carnes e seus derivados .

Avatar

Graduado em Engª Química pela UFMG (1992), com mestrado em Engª de Alimentos pela UNICAMP (1996) e doutorado em Engª de Alimentos pela UNICAMP (2003) e doutorado-sanduíche na Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha, na área de equilíbrio líquido-líquido. Profº associado II no curso de Engª de alimentos da UFLA, atuando também no programa de Pós-Graduação em Ciência dos alimentos. Experiência na área de Engª bioquímica (Fermentações industriais, Otimização de processos fermentativos com aplicações na área de Ciência e Tecnologia de alimentos, purificação de produtos biológicos por extração líquido-líquido e Química Verde).

Avatar

Desde 2007 atua como Gerente de Produção na Empresa Super Fritas (Indústria de Batata Palha e Chips). Bacharel em Engenharia de Alimentos e com Licenciatura plena em Física, atuou lecionando Física por 4 anos e atua como engenheira de Alimentos há 11 anos, com experiência em consultorias técnicas e educacionais, treinamentos.

Avatar

Referência técnica na área de vigilância de alimentos do Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina/Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.  Graduado em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM (2005). Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2010). Especialista em Administração Pública - Faculdade SENAC (2015) e Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (2016).

Avatar

Nutricionista pelo Uni-BH, especialista em Alimentação Coletiva pela UFOP e mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela UFVJM. Consultora da Food and Agriculture Organization (FAO) com atuação na Coordenação-Geral de Educação Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (CGEAN/MDSA). Experiência profissional em políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, em especial em Educação Alimentar e Nutricional, Alimentação saudável, Bancos de Alimentos e Perdas e desperdícios de alimentos.

Avatar

Nutricionista graduada pela Faculdade Ciências da Vida Sete Lagoas. Pós-Graduanda em Nutrição Clínica Funcional  / VP UNICSUL.

Avatar

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009) e mestra em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2015). Atualmente é docente do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos e Quimiometria, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos, segurança alimentar, micro-organismos, análises físico-químicas e análise estatística multivariada.

Avatar

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1989), mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (1992) e doutora em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Desenvolvimento de Novos Produtos com foco principal em Bebidas e Alimentos Funcionais e Avaliação química e biológica destes produtos.

Avatar

Técnico em Agropecuária (CASJ/SC); Técnico em Laticínios pelo BBZ-Weinfelden - Berufsbildungszentrum Weinfelden - Suíça; Engenheiro de Alimentos (UNI-BH); MBA em gestão industrial pela UNIJUI Campus Snata Rosa – RS; Há 24 atua como gestor e consultor no setor de lácteos.