DIAMANTINA

                       Diamantina tem um belo centro histórico, com muitas construções preservadas. Há dez anos, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é nesta antiga e montanhosa cidade que tem início a Estrada Real. As regiões mineiras cortadas pela Estrada Real foram agrupadas em circuitos. Diamantina faz parte do Circuito dos Diamantes.

                     O diamante e o ouro descobertos no século 18 trouxeram grande afluxo de riqueza à região do Alto Jequitinhonha, próxima à serra do Espinhaço. É deste período o casario colonial de traços portugueses da cidade. A melhor pedida para conhecer as vielas e becos do centro histórico é estacionar o carro e partir para um passeio a pé.

                      Localizada a 300 quilômetros de Belo Horizonte e a 720 de Brasília, Diamantina é acessível pela BR-367, ligada à BR-259, que sai da BR-040 (BH-Brasília), na altura de Curvelo.

Fontes: http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-mg-diamantina                                                          Joaquim Ribeiro Barbosa “Quincas”– Voz de Diamantina de 16/01/2016