ATENÇÃO!!!

 

OS ANAIS DO V ENCONTRO CIENTÍFICO DO PMPGCF JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!!!     

JÁ ESTÃO TAMBÉM DISPONÍVEIS OS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO E DO MINI-CURSO CITOMETRIA DE FLUXO. PARA BAIXÁ-LOS ACESSE SUA ÁREA RESTRITA, CLIQUE EM "MEUS CURSOS/PALESTRAS", ESCOLHA O EVENTO (ENCONTRO E, OU, MINI-CURSO), EM SEGUIDA CLIQUE EM "DETALHES" E BAIXE O ARQUIVO DESEJADO.      

 
                                           Programa Multicêntrico de 
                 Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas
 
  
  
 

O Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF) em nível de mestrado e doutorado é credenciado pela CAPES com conceito 4 e iniciou suas atividades em Março de 2009. Este Programa é coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisiologia e tem como o principal objetivo promover o fortalecimento e a expansão da Pós-Graduação em Fisiologia no Brasil. O PMPGCF está estabelecido pela associação de pesquisadores produtivos que estão isolados em instituições onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (Instituições Associadas) e pesquisadores de programas de Pós-Graduação consolidados (Instituições Nucleadoras).

Atualmente, o Programa, regido por regulamento próprio que segue as normas gerais da Pós-Graduação do país e da CAPES, é coordenado por Colegiados Administrativos Locais e um Colegiado Geral, e constituído por docentes das Instituições Nucleadoras (UFMG, USP-SP-ICB, USP-RP, USP-SP-IB, UFRJ, UFRGS) e Associadas (UEL, UNIFAL, UFSC, UFRRJ, UNESP-Araçatuba, UFBA-VC, UFVJM, UFG, UFPB).

Os estudantes do programa podem ser assistidos por dois orientadores, um pertencente à Instituição Associada, e outro pertencente a uma das Instituições Nucleadoras.  Os estudantes são matriculados na instituição de vínculo do orientador da Instituição Associada, onde realizam boa parte do trabalho de dissertação ou tese entre outras atividades inerentes ao Programa.  Os estudantes escolhem a(s) Instituição(ões) Nucleadoras para cursar as disciplinas necessárias para integralizar a carga horária exigida, de acordo com um elenco de disciplinas nas Instituições credenciadas pelo programa.

O Programa está em seu quinto ano de atividade e, apesar de bastante novo já apresentou resultados muito bons.  Foram titulados mais de 4 dezenas de mestres e, atualmente, estão matriculados quase uma centena de estudantes incluindo mestrandos e doutorandos.  O PMPGCF  tem se esforçado para apoiar as instituições Associadas disponibilizando o máximo possível da infraestrutura (física e de pessoal) das Nucleadoras e fazendo gestões junto a CAPES, FAPs e reitorias para o sucesso e fortalecimento dos grupos com vistas a criação de novos Programas de Pós-Graduação em Fisiologia independentes. 

Instituições Participantes

Clique no nome da Instituição para acessar o site local e obter maiores informações: 

1. Instituições Nucleadoras

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (conceito CAPES: 7)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO – Programa de Pós-graduação em Fisiologia (conceito CAPES: 6)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, INSTITUO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS – Programa de Pós-graduação em Fisiologia Humana (conceito CAPES: 6)
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – Programa de Pós-graduação em Ciências: Fisiologia (conceito  CAPES: 6)
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – Programa de Pós-graduação em Fisiologia (conceito 5 CAPES)
 
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS – Programa de Pós-graduação em Fisiologia (Conceito CAPES: 5)

 
2. Instituições Associadas-Plenas:
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL; LONDRINA, PR)
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP; ARAÇATUBA,SP)
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL; ALFENAS, MG)
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA; VITÓRIA DA CONQUISTA, BA)
 
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ; SEROPÉDICA, RJ)
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC; FLORIANÓPOLIS, SC)
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM; DIAMANTINA, MG)

 

3. Instituições Associadas-Emergentes:

        UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÍAS (UFG; GOIÂNIA, GO)
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB; JOÃO PESSOA, PB)