Alexandre Santos de Alencar

Graduado em Ciências Biológicas (Malacologia Marinha), Mestre em Biologia (Radioecologia) e Doutor em Ciências (Mudanças Climáticas Globais) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolveu doutorado sanduíche (PDEE / CAPES) no Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de lEnvironnement (LGGE), da Université Joseph Fourier e no Laboratoire des Sciences du Climat et de l Environnement (LSCE) do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS / França). Pós-doutorado pelo Laboratório de Oceanografia Física, Clima e Criosfera (IO / USP) com período de pós-doutoramento no Climate Change Institute (U-Maine / USA). É Mentor da APECS Brasil, tendo atuado como coordenador da área de Relação atmosfera-gelo. Áreas de interesse científico: mudanças climáticas, radioecologia, interações biogeoquímicas oceano-atmosfera-gelo, biotraçadores atmosféricos, divulgação científica e fotografia científica ambiental. Atualmente, é professor visitante no Departamento de Biofísica e Biometria / IBRAG/UERJ; bem como professor da Estácio/UNESA.

André Rodrigo Rech

Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados. Estudo Biologia Reprodutiva e interação inseto-planta, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução de plantas e mudanças climáticas, processos reprodutivos e variações nas escalas de espaço e tempo, recursos florais e evolução de sistemas de polinização e produção de alimento.

 

Bárbara Carvalho Ferreira 

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de São João del Rei (2004), mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), professora adjunta, lecionando nos cursos de Pedagogia, Bacharelado em Humanidades, e professora orientadora no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas. Está vinculada ao Grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS), da Universidade Federal de São Carlos. Tem atuado na área de Psicologia Escolar, Educação Especial e Inclusiva e Habilidades Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa ANPEPP - Relações Interpessoais e Competência Social.

 

  Flávia Gonçalves da Silva

Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Diamantina, no curso de Educação Física. É graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - campus Bauru), possui mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação - Pontífica Universidade Católica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional/Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem humana, saúde/sofrimento/adoecimento de professores, atividades lúdicas, psicologia da educação, psicologia histórico-cultural.

 

Igor Rodrigues de Assis

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa; doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) e pós doutorado em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, secretário adjunto da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e editor assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas.

 

June Alves de Almeida Miranda

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Atualmente é supervisor pedagógico - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS e analista educacional - Superintendência Regional de Ensino de Diamantina ( MG).

 

Janaína de Oliveira Melo

 Possui graduação em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Genética e Melhoramento pela mesma instituição e doutorado em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bolsista de pós-doutorado da Embrapa Milho e Sorgo. Atualmente, é professora adjunto no Departamento de Ciências Básicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na área de Genética, Biologia Celular e Molecular. Tem experiência na área de Genética Vegetal, Biologia Molecular e Bioquímica e nos temas: expressão gênica, expressão gênica global, sequenciamento, genômica estrutural, mapeamento genético, clonagem posicional, análise genética da tolerância ao alumínio, genes de resistência a doenças em plantas.

 

 Luciana Resende Allain

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão como professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina. Tem experiência na área de formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade profissional docente e ensino de Ciências e Biologia.

 

 

Marcelo de Alburqueque Vaz Pupo

Licenciado em Biologia e interessado pelo movimento cidade-campo e pelas áreas de Reforma Agrária. Pesquisador da linguagem audiovisual na criação de práticas pedagógicas relacionadas à cultura, ao ambiente e à sociedade, instigado pelas expressões concretas e simbólicas do campesinato brasileiro. Atua em projetos de Educação do Campo e Agroecologia que envolvem Movimentos Sociais e Universidade, buscando compreender a importância da Agricultura Camponesa no cenário atual de produção agrícola e de conhecimento. A partir da Educação Popular, Pesquisa Ação e Metodologias Participativas, atua no coletivo gestor da Plataforma Sementeia (sementeia.org) compreendendo a produção audiovisual como um processo autóctone de criação simbólica, problematizando a relação entre política e estética numa perspectiva camponesa. Atualmente colabora com o Laboratório Terra Mãe (Nepam/Feagri/IA Unicamp) em seus espaços pedagógicos. Tem mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL Unicamp) e fiz Residência Agrária em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa (Pronera/Feagri Unicamp).

Marcelo Francisco Pompelli

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutoramento em Bioquímica de Plantas pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Botânica, onde atua com Ecofisiologia Vegetal e mecanismos de tolerância ao estresse hídrico e salino. Como extensionista, coordena o projeto Práticas em Biologia Vegetal: métodos, técnicas e aplicabilidade. Formação continuada de professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Ciências e Biologia . Revisor de diversas revistas na área de ecofisiologia vegetal e fisiologia da germinação de sementes. É membro da comissão editorial da Revista Colombiana de Ciências Hortícolas e da AIMS Environmental Science.

 

Márcio Bernardino da Silva

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Concluiu doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo, onde possui graduação (Bacharelado) em Ciências Biológicas e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia). Tem especial interesse em Biogeografia Histórica e a integração dessa disciplina com áreas diversas da biologia comparada. Suas pesquisas focam a Mata Atlântica e sua evolução. É especialista na sistemática da ordem Opiliones (Arachnida) e em cladística e sistemática filogenética, principalmente nas sua aplicações em biogeografia.

 

Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Especialização em Psicologia da Educação - Ênfase em Psicopedagogia Preventiva e Supervisão Escolar -PUC MInas. Professora Assistente do Departamento de Ciências Biológicas da Unversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atua com as disciplinas de Metodologia do Ensino, Orientação para a Prática Profissional I e II e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Desenvolveu pesquisa de Mestrado em Educação com ênfase em Currículo: Análise da Proposta Pedagógica do Estado de Minas Gerais:Ciclos de Formação Humana.

Mário Mariano Ruiz Cardoso

 Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Especialização em Formação de Educadores Ambientais pela Universidade Estadual de Campinas e Mestrado em Educação da Universidade Federal de São Carlos no campis Sorocaba na linha de Teorias e Fundamentos da Educação. Tem experiência nas áreas de Teoria e Fundamentos da Educação, Educação e Meio Ambiente e Educação e Movimentos Sociais, Relação entre Teoria e Prática Educativa. Apoia seus estudos sobre educação nos fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica. Atualmente é Professor Assistente na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM/Diamantina-MG, ministrando disciplinas do núcleo pedagógico da formação docente, desenvolvendo atividades de extensão em formação de professores na perspectiva histórico-critica e pesquisando os fundamentos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, especificamente, a partir da contribuição de Antonio Gramsci.


Ofelia Ortega Fraile

Professora adjunta na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Formada em Geologia pela Universidade Complutense de Madri - UCM (2000), "Master en Comunicación Científica" (2003) pela Universidade Pompeu Fabra com especialização em Museologia Científica. Doutorado no programa de pós-graduação de Ensino e História de Ciências da Terra da UNICAMP com foco na formação de professores, na construção de currículos escolares contextualizados no lugar e na participação dentro da área de Educação em Ciência; Tecnologia e Sociedade. Tem experiência na organização e implementação de atividades didáticas em museus de Ciência, como o Cosmocaixa de Barcelona (2003-2005) e o Palais de la découverte (2000-2001) e na exposição itinerante "Observar e experimentar" realizada a traves da parceria Oficina do Aprendiz/SESC-SC. Tem sido professora colaboradora do Mestrado de Formação de Professores em Ciências Naturais da Universidade catalana Pompeu Fabra (2010-2012), assim como em outras instituições de formação continuada de professores de ciências (UNICAMP) .  

 

Priscilla Guedes Gambele

Graduada pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Comportamento animal. Mestre em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente doutoranda em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa em ecologia comportamental de anfíbios anuros, com orientação e supervisão do Dr. Rogério Pereira Bastos.