A VI Semana de Biologia terá uma Mostra Didático-Científica.

Trabalhos com resultados de pesquisa deverão ser apresentados na modalidade Apresentação Científica.

Trabalhos derivados de experiências pedagógicas deverão ser apresentados na modalidade Relato de Experiência.

Para participar da Mostra Didática é imprescindível expor o material didático elaborado e o pôster relativo a experiência vivenciada.

Trabalhos submetidos como Relato de Experiência terão direito a dois certificados, sendo um referente à exposição do material didático e outro referente à submissão do resumo e apresentação do pôster.


ATENÇÃO PARA AS DATAS E PRAZOS PARA SUBMISSÃO!

 Período de submissão: 08/10 a 25/10/2015 
                       Até 28/10

Período de avaliação das submissões: 26/10 a 02/11/2015
                                                   29/10 a 05/11/2015

Divulgação dos pareceres: 06/11/2015
                                 09/11/2015

Instruções para Elaboração e Submissão dos Resumos

  • Os trabalhos de ambas as modalidades deverão ser submetidos em formulário eletrônico através de sua página pessoal, acessando o link “Área do Inscrito”, na página da VI Semana de Biologia;
  • Os trabalhos deverão ser submetidos em arquivo próprio segundo os modelos abaixo;
  • Somente terão acesso à tela de submissão, usuários que preencheram o formulário de inscrição;
  • O trabalho deverá ser enviado em arquivo pdf (tamanho máximo de 5,0 Mb), conforme modelo disponibilizado abaixo (somente em português);

                                                      
              (Para Apresentação Ciêntifica)                  (Para Relato de experiencia)
                

  • No formulário de submissão, os autores também derverão inserir um resumo de seu trabalho, o qual deverá conter no máximo 3.000 caracteres incluindo os espaços. Este resumo, necessita estar separado do arquivo .pdf, e deverá ser incluído no campo apropriado no formulário de submissão;
  • Todos os autores a serem inseridos nos trabalhos, deverão realizar o pré-cadastro neste site, isto não implicará na respectiva inscrição;
  • Todas as demais instruções de submissão, encontram-se descritas no formulário eletrônico;
  • Cada inscrição dará o direito de submissão de até 01 (um) trabalho. Não há restrições quanto ao número de coautorias;
  • O conteúdo do trabalho submetido é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
  • Cada trabalho submetido ao evento terá parecer Aprovado ou Reprovado.
  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento disponilizados em formato pdf na página do evento.

                        Da avaliação dos trabalhos e resultados:
  • A avaliação dos trabalhos será realizada pela comissão científica, tendo o parecer dado como "Aceito", ou "Recusado".
  • O Resultado final das avaliações dos trabalhos está previsto para 06/11/2015, podendo ser alterado pela Comissão Científica;
  • Os trabalhos aprovados serão disponibilizados em formato .pdf no sítio eletrônico do evento;
  • Os trabalhos apresentados no evento serão agrupados para comporem os Anais da VI Semana da Biologia;
  • O conteúdo do trabalho submetido e aprovado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

                                  Apresentação dos trabalhos:

     Os trabalhos que receberem o parecer “Aprovado” serão apresentados na forma de Pôster.

  • Pôster: A disposição do pôster obedecerá a numeração definida pela Comissão Organizadora, cujo critério será a área correspondente à categoria indicada pelo autor. A dimensão máxima será de 90 x 120 cm. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância (sugere-se fonte Arial tamanho entre 70 e 80). Abaixo do título e, com letras menores (sugere-se fonte Arial), deve aparecer: nomes dos autores, laboratório/departamento, instituição, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado. O corpo dos pôsteres deverá conter a introdução ao trabalho, objetivos, abordagem (métodos/atividades realizadas), resultados ou impactos das ações realizadas, conclusão/considerações finais, referências (quando couber). O corpo do texto deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte Arial) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam em forma de itens. Estimula-se a criatividade na apresentação dos pôsteres; O pôster deverá ser colocado no local indicado no dia da apresentação, com 30 minutos de antecedência e permanecer afixado até o final da apresentação. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado na página do evento; Deverão ser evitados quaisquer materiais que danifiquem os painéis e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas; 
     
  • Os posteres deverão ser confeccionados conforme a modalidade de apresentação:
     
     
  • APRESENTAÇÃO CIENTÍFICA. Deve conter os seguintes tópicos:
  • Introdução com apresentação da temática de estudo referenciada teoricamente. Finalizar o tópico com os objetivos. 
    Procedimentos metodológicos, com a descrição dos instrumentos de coleta e análise de dados
    Resultados e Discussão, com a apresentação dos dados e sua respectiva interpretação
    Considerações Finais, com a apresentação dos avanços e perspectivas para o campo da pesquisa. 
    Referências - colocar apenas o que foi citado no poster.
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA. Deve conter os seguintes tópicos:
  • Introdução - com apresentação da temática do material didático, fundamentada teoricamente.
    Desenvolvimento - com a apresentação do processo de planejamento e/ou confecção, e/ou execução e/ou avaliação do material. 
    Conclusão - Considerações sobre a vivência do estudante no processo descrito. 
    Referências - colocar apenas o que foi citado no poster.
  • OBSERVAÇÃO: Todos os materiais didáticos expostos na Mostra Didática deverão estar vinculados à submissão do resumo na modalidade Relato de Experiência e da apresentação do pôster.                                            
  • Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título do trabalho e os nomes dos autores. Este certificado será entregue após a apresentação do trabalho.
  • Lembramos que os participantes da Mostra Didática receberão dois certificados referentes à exposição do material didático e apresentação do pôster.
                                         
                                      Avaliação dos Pôsteres:
  • Cada pôster será avaliado por um professor/pesquisador da área. Recomenda-se que a todo o momento da apresentação do pôster, o apresentador esteja próximo a este, para confirmação de sua presença;
  • IMPORTANTE: Pelo menos um dos autores deverá estar presente junto ao pôster durante todo o horário designado para a apresentação e avaliação. O não cumprimento desta recomendação poderá acarretar o não recebimento do certificado de apresentação que será enviado em formato pdf após o evento.