Nessa sétima edição da Semana da Biologia os tradicionais “mini-cursos” serão substituídos por oficinas, com o objetivo de tornar a vivência mais prática, dinâmica e diversificada. As oficinas apresentam 4 horas de duração e serão ofertadas entre os dias 6 e 9/6 das 14:00 às 18:00 horas.

Os inscritos na VII Semana da Biologia poderão frequentar até duas oficinas à escolha, mediante existência de vaga e caso seja de seu interesse. A ocupação das vagas das oficinas ocorrerá por ordem de inscrição nas mesmas e a Comissão Organizadora não se responsabilizará pela garantia de vagas nas oficinas para todos os inscritos. Após o final do período inscrição, os participantes que desejarem poderão se inscrever em outras oficinas mediante disponibilidade de vagas.

Serão fornecidos certificados de participação nas oficinas. Caberá aos discentes da UFVJM frequentar no mínimo duas oficinas e totalizar, portanto, 8 hr de atividades, para validá-las enquanto AACCs.

Oficinas

1) Ensino de zoologia nos livros didáticos

Ministrada por Rodrigo César Marques

A Sistemática Filogenética, bem como seus desdobramentos, foi responsável por mudança na forma como se dita e entende a Sistemática. Mas o quanto disso está sendo ou foi ministrado em livros didáticos de ensino médio? A presente oficina pretende demonstrar, tomando como exemplo vários livros didáticos, como esta mudança foi feita – e se é que foi feita.

2) Do objeto ao projeto: pinceladas sobre pesquisa em educação

Ministrada por Luciana Resende Allain

A oficina busca iniciar os estudantes no universo da pesquisa em Educação, por meio de um exercício de reflexão prática sobre diferentes possibilidades de objetos e projetos de pesquisa neste campo.

3) Mudança de paradigmas da educação em saúde para doenças de transmissão vetorial

Ministrada por Herton Helder Rocha Pires e João Victor Leite Dias

A oficina tem como objetivo abordar a educação em saúde para o controle de algumas das principais doenças humanas transmitidas por vetores. Serão abordados assuntos referentes à doença de Chagas, Leishmanioses (Leishmaniose Tegumentar e Leishmaniose Visceral), Malária, Filariose Linfática, Oncocercose e doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Zika e Chikungunya).

4) Biologia da polinização como um caminho para o ensino por investigação

Ministrada por André Rodrigo Rech

A biologia da polinização será apresentada como uma ferramenta para ensino de diversos temas da biologia, como biologia funcional, ecologia e evolução. Serão apresentados alguns experimentos e as propostas pedagógicas que podem ser associadas a eles visando um ensino no qual o estudante seja promovido a sujeito da descoberta em uma perspectiva de ensino por investigação.

5) Aulas práticas em ambientes naturais

Ministrada por Maíra Figueiredo Goulart

Serão discutidos vantagens e desafios da realização de atividades educativas em ambientes naturais para o ensino de ciências, biologia e educação ambiental. Será promovida uma vivência de aula prática na área de campo rupestre do campus JK da UFVJM.

6) Estratégias de ensino de Biologia para surdos

Ministrada por Raquel Schwenck de Mello Vianna

Esta oficina tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica e sociedade em geral conhecimentos básicos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estratégias de ensino de Biologia para docentes ou futuros docentes desta unidade curricular. Os conteúdos a serem trabalhados serão: alfabeto manual, datilologia, sinais referentes à área da Biologia e estratégias de ensino para surdos.

7) Equilíbrio e melhores resultados através da meditação

Ministrada por Flávia Aparecida Amaral e Ivete de Oliveira

A oficina tem como objetivo levar a prática da meditação como uma ferramenta para facilitar o desempenho individual e coletivo, propiciando por meio dos ensinamentos da meditação Sahaja.

8) Simulação computacional e processos evolutivos

Ministrada por Thiago Santos

A simulação tem como objetivo propiciar a observação de fenômenos que, de outra forma, não poderiam ser observados. A oficina apresentará uma plataforma computacional para simulação onde os alunos poderão interagir com modelos já desenvolvidos, que serão usados para discutir evolução e o emprego de simulações no ensino de biologia.

9) Cinema e Educação

Ministrada por Maria do P. Socorro Lima Costa

A oficina tem como objetivo instrumentalizar docentes, licenciandos e estudantes dos cursos de graduação da UFVJM, para o trabalho pedagógico com cinema. Os temas abordados serão: o Cinema na Educação Contemporânea, Educação do Olhar e Oficina de audiovisual.

10) Qual o partido da “Escola sem Partido”?

Ministrada por Mario Mariano Ruiz Cardoso

A oficina possibilitará a leitura do texto e do contexto, da linha e das entrelinhas, relacionados as ideias contidas na proposta conhecida como Escola sem Partido. Discutirá a relação entre Educação, Política e Ideologia como ferramenta teórica-prática de professores para analisar a proposta em questão, bem como outras legislações educacionais.

11) Articulação entre as Atividades Investigativas e os Módulos Temáticos Virtuais no Ensino de Ciências

Ministrada por Geraldo W. Rocha Fernandes

A oficina tem o objetivo de apresentar uma proposta pedagógica para promover o Ensino de Ciências através da Investigação (ENCI), por meio de Módulos Temáticos Virtuais (MTVs). Para o desenvolvimento da oficina, levaremos em consideração quatro princípios articulados com as tecnologias de informação e comunicação (TICs): 1) Conteúdo de Ciências por Temas; 2) Uso de repositórios e recursos digitais; 3) Ensino investigativo; e 4) O papel do professor para o uso de tecnologias digitais. Esta proposta pedagógica, com base nos princípios do MTV, busca favorecer a argumentação dos participantes (escrita e oral), por meio do estímulo do professor/mediador, principalmente durante o levantamento de hipóteses e as interações realizadas com os recursos digitais.

12) Cadernos da Natureza: monitorando a fenologia de plantas da escola e do seu bairro

Ministrada por Carlos Victor Mendonça Filho

A oficina tem como objetivo proporcionar ao Professor de Ciências e Biologia a oportunidade de problematizar com seus alunos questões relacionadas às mudanças climáticas e como elas afetam a fenologia das plantas. Os participantes aprenderão acessar informações climáticas, monitorar fenofases e construir fenogramas das plantas para desenvolver práticas na escola e no bairro.

13) A importância do material biológico para o ensino e a ciência.

Ministrada por Marco Aurélio Pacheco

A oficina tem como objetivo mostrar a importância do material biológico para as coleções cientifica bem como para o aprendizado em sala de aula. A produção de modelos anatômicos como substitutos para peças orgânicas e a adaptação do material para o ensino médio e fundamental.