APRESENTAÇÃO

             A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) realizará, de 05 a 08 de junho de 2013, no Campus JK, situado em Diamantina (MG), a II Semana da Integração. Este evento foi concebido para integrar a XV Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica com a V Mostra de Pós-Graduação, com o V Simpósio de Extensão e com a II Mostra de Ensino. Diamantina está localizada no Vale Jequitinhonha, mesorregião de vários matizes culturais, mas que anseia por desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. A criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas trouxe novas perspectivas para essa localidade. O corpo docente dos 32 cursos de graduação e 10 de pós-graduação da UFVJM é formado por doutores e mestres qualificados pelas mais conceituadas Universidades Brasileiras e do Exterior, que orientam estudantes de iniciação científica e de pós-graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão que buscam suprir demandas e otimizar potencialidades do Vale, de Minas Gerais e do Brasil.

             Com a chegada desses profissionais, foi notório o crescimento dos investimentos em Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UFVJM. Nesse contexto as pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão realizam ações em conjunto para integrar a formação profissional e cidadã de seus discentes com a geração e divulgação do conhecimento e com a solidariedade e responsabilidade social, com foco na realidade dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. A II Semana de Integração da UFVJM objetiva apresentar a comunidade acadêmica suas realizações nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A importância da Semana é despertar entre os estudantes o pensamento científico, inovador e extensionista, bem como estimulá-lo à prática investigativa com vistas à resolução dos problemas que nos cercam. Em tempos de inovação, na era da informação e da busca continuada de melhoria da qualidade de vida, a II Semana de Integração tem como tema principal: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão – O Exercício da Indissociabilidade - abordado sempre em relação aos grandes paradigmas atuais.

             A II Semana da Integração está programada para que as palestras temáticas e específicas ocorram entremeadas com a apresentação de trabalhos científicos, tecnológicos e de extensão, nas formas de painel e oral, por discentes de graduação e pós-graduação da comunidade acadêmica e por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras instituições do Brasil. Esta forma de organização possibilitará aos participantes assistir a palestras, apresentar ou conhecer os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFVJM, bem como vivenciar a programação cultural do evento.

             A principal finalidade do evento é valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma não só os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais e o Brasil, mas a vida de cada um. Além disso, o estímulo ao processo educativo e cultural por meio da integração ensino, pesquisa e extensão, é fundamental para articular de forma indissociável e viabilizar a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Objetivos

  • Promover o encontro de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e extensionistas da UFVJM e demais participantes do evento;
  • Estimular a integração de pesquisadores, extensionistas, estudantes e profissionais de todas as áreas do conhecimento da UFVJM;
  • Integrar os pesquisadores e extensionistas entre os seus pares e com pesquisadores e extensionistas de outras áreas do conhecimento;
  • Divulgar as pesquisas e as atividades de extensão nas diversas áreas de conhecimento da UFVJM;
  • Difundir e constituir o Vale do Jequitinhonha como atrativo ao desenvolvimento social, científico e tecnológico do país.

 I SINTEGRA 2012 - Construindo novos caminhos