SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Instruções Gerais

  • Os trabalhos deverão ser submetidos via formulário eletrônico, disponível após login no sistema. Para a submissão, faça login no sistema e através de sua página pessoal, acesse o link “Submeter trabalho”, seguindo os passos contidos na tela;
  • Poderá alterar o trabalho enviado, até a data limite de submissão, somente o autor que realizou a submissão;
  • Todos os autores a serem inseridos em um trabalho, deverão realizar o pré-cadastro no sistema, o que não implica sua inscrição. Após o pré-cadastro, o nome do autor estará disponível no formulário para ser adicionado;
  • O corpo do trabalho deverá conter no máximo 3000 caracteres, com espaços incluídos;
  • Todas as instruções de submissão encontram-se descritas no formulário;
  • Cada inscrição confere o direito de submissão de até 02 (dois) trabalhos;
  • Não há restrições quanto ao número de co-autorias.

Instruções para Elaboração dos Resumos

  • Para os trabalhos de Pesquisa: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto uma breve introdução do tema, objetivos propostos, metodologia, resultados e discussão e considerações finais/conclusões. (Clique aqui e acesse o modelo desta Categoria);
  • Para os trabalhos de Extensão/Cultura: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto introdução; natureza da ação (projeto, programa, evento, curso, prestação de serviço, etc.);  objetivos; público alvo; atividades realizadas; impactos da ação e  considerações finais. (Clique aqui e acesse o modelo desta Categoria);
  • Para os trabalhos de Ensino: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto uma breve introdução do tema, objetivos propostos, metodologia, resultados e discussão e considerações finais/conclusões. (Clique aqui e acesse o modelo desta Categoria);

 Da Avaliação dos Trabalhos e Resultados

  • A avaliação dos trabalhos será realizada por três (03) colaboradores ad hoc tendo o parecer final dado pela maioria, como "Aceito" ou "Recusado";
  • O resultado da avaliação dos trabalhos está previsto para 24 de Maio de 2013;
  • Caso o autor não concorde com o parecer final dos avaliadores, poderá ser interposto recurso, em até 48 horas após a divulgação do resultado final. Após esse prazo não serão aceitas quaisquer considerações;
  • Não haverá período para correções dos trabalhos após o término do período de submissão;
  • Cada trabalho submetido ao evento terá parecer Aprovado ou Reprovado;
  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Evento e disponibilizados em formato .pdf no sítio eletrônico do evento;
  • O conteúdo do trabalho submetido e aprovado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
  • Cada painel será avaliado por um avaliador que irá se encaminhar até os mesmos. Por esse motivo, recomenda-se que a todo o momento da exposição o autor esteja presente;
  • Recomenda-se que a exposição seja de no máximo 10 minutos;
  • Os trabalhos orais serão avaliados por uma banca debatedora composta por membros da comunidade acadêmica;

Da Apresentação dos Trabalhos 

  • Recomenda-se a presença do(a) orientador(a) durante a apresentação do(s) trabalhos(s) de discentes ligados à UFVJM;
  • Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título do mesmo e os nomes dos autores, bem como a categoria que o trabalho foi apresentado (oral ou painel).
  • Comunicação oral: O apresentador terá a sua disposição Data Show e computador. O apresentador terá no máximo 10 (dez) minutos para exposição e 05 (cinco) minutos para arguição da banca examinadora e público presente.
  • Paineis:  A disposição do painel obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora do evento, cujo critério será a área correspondente e a categoria indicada pelos autores. O painel deverá ser montado no dia da apresentação, com 30 (trinta) minutos de antecedência e permanecer afixado até o final da apresentação. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado na página do evento (link Programação);
  • Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao seu painel no horário estabelecido para apresentação. Caso o apresentador não esteja presente junto ao painel no horário estabelecido, será facultado à Comissão Organizadora o direito de não fornecer o certificado de apresentação.

 Da Confecção das Apresentações 

  • Comunicação Oral: As apresentações na forma de comunicação oral deverão ser entregues ao membro da comissão de apoio do evento (responsável pela sala), em formato digital 30 (trinta) minutos antes do início da sessão. Os formatos preferencialmente aceitos serão .ppt, .pps e .odp. Os slides devem ser legíveis e com fundo claro. A comissão organizadora não se responsabiliza por arquivos corrompidos ou danificados. 
  • Paineis: A dimensão máxima será de 90 x 120 cm. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância (sugere-se fonte Arial tamanho 120 ou maior). Abaixo do título e, com letras menores (sugere-se fonte Arial tamanho 90), deve aparecer: nomes dos autores, laboratório/departamento, instituição, apoio financeiro, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado. O corpo dos paineis deverão conter a introdução ao trabalho, objetivos do trabalho, abordagem (métodos/atividades realizadas), resultados ou impactos das ações realizadas, conclusão/considerações finais, referências (quando couber). No caso de trabalhos de extensão, introdução, natureza da ação, objetivos, público alvo,  as ações realizadas, impactos da ação. O corpo do texto deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte Arial tamanho 20) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam em forma de itens. Estimula-se a criatividade na apresentação dos paineis;
  • Deverão ser evitados quaisquer materiais que danifiquem os painéis e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas.

Da Premiação dos Trabalhos

  • Serão premiados 03 (três) trabalhos de cada categoria permitida na submissão dos trabalhos, sendo estas: Ensino, Pesquisa e Extensão/Cultura. Dentro destas categorias as premiações ocorrerão para a forma de apresentação de Painel e Comunicação Oral, totalizando 06 (seis) premiações;
  • Cada avaliador ad hoc ao final de sua avaliação dará uma nota ao trabalho (Nota 1), a média das 03 (três) avaliações terá peso 1. Na apresentação do trabalho durante o evento, será dada outra nota ao trabalho (Nota 2) pelo avaliador, essa terá peso 2. A média das notas 1 e 2 será a pontuação final atribuída ao trabalho. Os trabalhos serão ranqueados por ordem descrescente;
  • A premiação dada a um trabalho será na forma de certificados com Menção Honrosa, contendo o título do trabalho e nome dos autores.