APRESENTAÇÃO

        A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) realizará, no período de 21 a 23 de maio de 2014, no Campus JK, em Diamantina, a III Semana da Integração - III SINTEGRAcujotema principal é: Educação em Rede: Universidade Pública e Formação Básica.
        Nesta edição, a III SINTEGRA irá englobar a XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, a VI Mostra de Pós-Graduação, o VI Simpósio de Extensão e a III Mostra de Ensino da UFVJM.
        Este evento foi concebido para unir a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, a Mostra de Pós-Graduação, o Simpósio de Extensão e Cultura e a Mostra de Ensino, eventos realizados periodicamente, visando a integração na interface ensino, pesquisa e extensão e o estímulo ao encontro de pesquisadores, estudantes e profissionais para discutirem assuntos de interesse da comunidade acadêmica.
        A principal finalidade da Semana da Integração da UFVJM é valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma não só os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais e o Brasil, mas também a vida de cada um. Além disso, o estímulo ao processo educativo e cultural por meio da integração ensino, pesquisa e extensão é fundamental para articular de forma indissociável a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.
        Nesse contexto, a III Sintegra objetiva também apresentar à comunidade acadêmica suas atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, e sua importância está em despertar entre os estudantes o pensamento científico, inovador e extensionista, bem como estimulá-los à prática investigativa com vistas à resolução dos problemas que nos cercam.
        A III Semana da Integração está programada para que as palestras temáticas e específicas ocorram entremeadas com a apresentação de trabalhos científicos, tecnológicos e de extensão, nas modalidades painel e oral, por discentes de graduação e pós-graduação da comunidade acadêmica e por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras instituições do Brasil. Essa forma de organização possibilitará aos participantes assistir a palestras, apresentar e conhecer os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFVJM, bem como vivenciar a programação cultural do evento.

Objetivos

  • Promover o encontro de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e extensionistas da UFVJM e demais participantes do evento;
  • Estimular a integração de pesquisadores, extensionistas, estudantes e profissionais de todas as áreas do conhecimento da UFVJM;
  • Integrar os pesquisadores e extensionistas aos seus pares de outras áreas do conhecimento;
  • Divulgar as pesquisas e as atividades de extensão nas diversas áreas de conhecimento da UFVJM;
  • Difundir e constituir os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri como atrativo ao desenvolvimento social, científico e tecnológico do país.