SUBMISSÃO DE TRABALH

Instruções Gerais

  • Os trabalhos deverão ser submetidos via formulário eletrônico, disponível após login no sistema. Para a submissão, faça login no sistema e através de sua página pessoal, acesse o link “Submeter trabalho”, seguindo os passos contidos na tela;
  • Somente poderá submeter um trabalho, usuários que tenham preenchido o formulário complementar de inscrição;
  • Poderá alterar o trabalho enviado, até a data limite de submissão, somente o autor que realizou a submissão;
  • Todos os autores a serem inseridos em um trabalho, deverão realizar o pré-cadastro no sistema, o que não implica sua inscrição. Após o pré-cadastro, o nome do autor estará disponível no formulário para ser adicionado;
  • O corpo do trabalho deverá conter no máximo 3000 caracteres, com espaços incluídos, e deverá atender as exigências e recomendações (Instruções para elaboração dos Resumos), de cada categoria (ensino, pesquisa, extensão/cultura);
  • No formulário de submissão, os autores também derão inserir um resumo de apresentação de seu trabalho, o qual deverá conter no máximo 500 caracteres incluindo os espaços. Este resumo, necessita estar separado do resumo contendo os 3000 caracteres, e deverá ser incluído no campo apropriado no formulário de submissão. Ele será enviado ao revisor, para que o mesmo possa aceitar ou recusar o convite de avalição;
  • Todas as demais instruções de submissão encontram-se descritas no formulário;
  • Cada inscrição confere o direito de submissão de até 01 (um) trabalho;
  • Pelo menos um dos autores, incluídos no trabalho, deverá ter sua inscrição confirmada no evento;
  • Não há restrições quanto ao número de co-autorias.

Instruções para Elaboração dos Resumos

  • Para os trabalhos de Pesquisa: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto objetivos propostos, metodologia, resultados e conclusão;
  • Para os trabalhos de Extensão/Cultura: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto objetivos; Metodologia/ações desenvolvidas; resultados e considerações finais;
  • Para os trabalhos de Ensino: os resumos elaborados nesta categoria deverão apresentar no corpo do texto objetivos propostos, metodologia, resultados e conclusões.

Da Avaliação dos Trabalhos e Resultados

  • A avaliação dos trabalhos será realizada, por colaboradores ad hoc, tendo o parecer dado como "Aceito", “Aceito com modificações” ou "Recusado".
  • Caso o trabalho receba o parecer  “Aceito com modificações”, o autor que submeteu o trabalho, será comunicado via email, e terá um novo prazo para correção e envio do trabalho contendo as modificações, sendo o trabalho novamente encaminhado a um avaliador para emitir o parecer final; 
  • O Resultado final das avaliações dos trabalhos está previsto para 11/03/2014, podendo ser alterado sem comunicação prévia, pela Comissão Científica;
  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Evento e disponibilizados em formato .pdf no sítio eletrônico do evento;
  • O conteúdo do trabalho submetido e aprovado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

Da Apresentação dos Trabalhos

  • Recomenda-se a presença do(a) orientador(a) durante a apresentação do(s) trabalhos(s) de discentes ligados à UFVJM;
  • Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título do mesmo e os nomes dos autores, bem como a categoria que o trabalho foi apresentado (oral ou pôster).
  • As apresentações ocorrerão nas modalidades de Comunicação Oral e Pôster;
  • Comunicação oral: O apresentador terá a sua disposição Data Show e computador. O apresentador terá no máximo até 10 (dez) minutos para exposição e mais 05 (cinco) minutos para arguição da banca examinadora e público presente. As apresentações na forma de comunicação oral deverão ser entregues ao membro da comissão de apoio do evento (responsável pela sala), em formato digital 30 (trinta) minutos antes do início da sessão. Os formatos preferencialmente aceitos serão .ppt, .pps e .odp. Os slides devem ser legíveis e com fundo claro. A comissão organizadora não se responsabiliza por arquivos corrompidos ou danificados.
  • Pôster: A disposição do painel obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora do evento, cujo critério será a área correspondente e a categoria indicada pelos autores. O painel deverá ser montado no dia da apresentação, com 30 (trinta) minutos de antecedência e permanecer afixado até o final da apresentação. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado na página do evento (link Programação);
  • Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao seu painel no horário estabelecido para apresentação. Caso o apresentador não esteja presente junto ao painel no horário estabelecido, será facultado à Comissão Organizadora o direito de não fornecer o certificado de apresentação.
  • A dimensão máxima será de 90 x 120 cm. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância (sugere-se fonte Arial tamanho 120 ou maior). Abaixo do título e, com letras menores (sugere-se fonte Arial tamanho 90), deve aparecer: nomes dos autores, laboratório/departamento, instituição, apoio financeiro, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado. O corpo dos paineis deverão conter a introdução ao trabalho, objetivos do trabalho, abordagem (métodos/atividades realizadas), resultados ou impactos das ações realizadas, conclusão/considerações finais, referências (quando couber). No caso de trabalhos de extensão, introdução, natureza da ação, objetivos, público alvo,  as ações realizadas, impactos da ação. O corpo do texto deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte Arial tamanho 20) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam em forma de itens. Estimula-se a criatividade na apresentação dos paineis;
  • Deverão ser evitados quaisquer materiais que danifiquem os painéis e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas;
  • No final de cada seção, o coordenador fará uma breve discussão em torno dos trabalhos apresentados;
  • Caso o apresentador não esteja presente no horário estabelecido, será facultado à Comissão Organizadora o direito de não fornecer o certificado de apresentação.

Da Premiação dos Trabalhos

  • Serão premiados os melhores trabalhos de cada categoria, permitida na submissão dos trabalhos, sendo estas: Ensino, Pesquisa/Pós-Graduação, e Extensão/Cultura. Dentro destas categorias, as premiações ocorrerão tanto para a forma de apresentação de Pôster bem como a de Comunicação Oral;
  • A premiação dada a um trabalho será na forma de certificados com Menção Honrosa, contendo o título do trabalho e nome dos respectivos autores.