DIA 07/12/17 - QUINTA-FEIRA

I) - Credenciamento: retirada de crachás e kits do evento.

Locais: 1) Laboratório Interdisciplinar de Diabetes - Edifício DCB/DCBio, Campus JK; 2) Anfiteatro do Campus I, Rua da Glória, UFVJM.

Horário: 08 às 11h e 14 às 18:00h


II) - Credenciamento das oficinas: retirada de crachás e kit das oficinas no locais das oficinas: com 30 minutos de antecedência.

Oficina 1* - O empoderamento nas práticas educativas orientadas à autonomia no cuidado em saúde: 14 às 17:00 h

Oficina 2*- Bases do diabetes mellitus: 14 às 17:00 h

Oficina 3* - Gastronomia para pessoas com diabetes: 09 às 12:00 h

* A programação completa das oficinas está disponível no tópico "oficinas" na parte superior desta página. 


 

DIA 07/12/17 - NO ANFITEATRO DO CAMPUS I

 19:00 h - Abertura Solene - Mesa de Autoridades

 19:30 h - Conferência Magna

Tema: O empoderamento no processo do cuidar em diabetes

Prof.ª Dr.ª Heloísa de Carvalho Torres. Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFMG. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, com estágio de Doutorado Sanduíche na l'Université de Montréal. Pós-Doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública. É professora associada da UFMG onde desenvolve pesquisa sobre (i) Avaliação de Programas Educativos e Sociais, (ii) Tradução, Adaptação e Validação de Instrumentos em Diabetes Mellitus e (iii), Aplicativos para as práticas de autocuidado em Diabetes Mellitus e doença falciforme. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq e lidera o Núcleo de Pesquisa Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq). Participa de convênios de cooperação acadêmica e intercâmbio de pesquisa com Duke Univesity (Durham, NC).


 

DIA 08/12/17 - SEXTA-FEIRA

Credenciamento: retirada de crachás e kits do evento.

Local: Anfiteatro do Campus I, Rua da Glória, UFVJM.

Horáro: 07 às 08h 


 

08 às 10 h - Mesa Redonda - Experiências na abordagem ao portador de diabetes

1. Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SICI): Luciana Cotta Valente: Nutricionista do Hospital Socor, do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e do Instituto Mineiro de Endocrinologia em Belo Horizonte. Educadora em Diabetes. Educadora autônoma pelos laboratórios Roche e Medtronic, regional MG.

2. O farmacêutico na equipe multidisciplinar em diabetes: Mônica Soares Amaral Lenzi. Farmacêutica. Educadora em Diabetes qualificada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e pela International Diabetes Federation (IDF).

3. Aspectos nutricionais na assistência multidisciplinar à pessoa com diabetes na atenção secundária no Vale do Jequitinhonha: Alessandra Hugo de Souza. Nutricionista do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Jequitinhonha (CISAJE), Diamantina. Especialista em Nutrição Geriátrica.

Moderadora: Prof. Dr. Edson da Silva. Fisioterapeuta. Especialisa em Formação de Educadores em Diabetes pela UNIP. Mestre e Doutor em Biologia Celular e Estrutural pela UFV. Docente do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, UFVJM, Diamantina. Educador em Diabetes. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes (GED) da UFVJM.  Experiência na área de morfologia e diabetes, com ênfase em miocardiopatia diabética; práticas educativas, processos tecnológicos e novas mídias digitais em saúde; educação em diabetes; saúde na cultura digital.


 

10:00 h - Coffee break


 

10:30 às 12:00 h - Palestra

O papel da inflamação nas disfunções metabólicas associadas à obesidade. Prof.ª Dr.ª Etel Rocha Vieira. Bióloga. Mestre e Doutora em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. Docente da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED), UFVJM, Diamantina. Docente e Pesquisadora no Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas. Experiência na área de Bioquímica do Exercício Físico e Imunometabolismo.  


 

12:00 às 14:00 h - Intervalo para almoço


 

14:00 às 16:00 h - Mesa Redonda - Estratégias na abordagem ao portador de diabetes

1. Insulinoterapia no serviço público de saúde: desafios e estratégias. Prof. Dr. Paulo Cícero Barroso Maciel:  Médico. Endocrinologista do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha (CISAJE). Docente da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED), UFVJM, Diamantina.

2. Síndrome do pé diabético. Prof. Dr. Frederico Pelli Seabra: Médico. Cirurgião Vascular. Coordenador do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular da Santa Casa e Irmandade Nossa Senhora da Saúde de Diamantina. Docente da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED), UFVJM, Diamantina.

3. Barreiras psicossociais na insulinoterapia. Prof.ª Ms. Paula Lamego Moura. Psicóloga do Ambulatório de Diabetes tipo 1 da Santa Casa de BH. Mestre em Educação em Diabetes pelo IEP Santa Casa BH. Especialista em Saúde Mental e Psicanálise. Especialista em Psicologia Hospitalar pela SBPH.

ModeradoraProf.ª Dr.ª Luciana Neri Nobre. Nutricionista. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Super. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV. Doutora em Ciências da Saúde pela UFMG. Docente do Departamento de nutrição da UFVJM. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Saúde Sociedade e Ambiente. Educador em Diabetes. Experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição e em Educação Alimentar e Nutricional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes (GED) da UFVJM. 


 

16:00 h - Coffee break


 

16:30 h - Palestra

Alterações bucais e Diabetes Mellitus: prevenção, diagnóstico e tratamento. Prof. Dr. João Luiz Miranda. Dentista. Mestre em Estomatologia pela UFVJM. Doutor em Patologia Oral pela UFRN. Docente e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde. Departamento de Ciências Básicas, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, UFVJM, Diamantina. Experiência em Atuação em: doenças bucais, patologia bucal, diagnóstico bucal, câncer bucal, lesão de mucosa bucal, processo inflamatório e de cura, produtos naturais e biomateriais.


 

17:30 às 18:30 horas - Apresentação de Pôsteres

Local: Espaço JK da UFVJM, Rua da Glória, Diamantina


  

DIA 09/12/17 - SÁBADO 

08 às 10 h - Mesa Redonda  - Assistência à pessoa com diabetes na atenção secundária: Experiências multiprofissionais na Santa Casa de Belo Horizonte.

1. Nutrição:   Alessandra de Cassia Lovato. Nutricionista especialista em Nutrição Clínica Mestre em Análises Clínicas e Tecnológicas. Nutricionista do Ambulatório de Diabetes da Santa Casa de BH. Doutoranda em Análises Clínicas e Toxicológicas.

2. Educação FísicaAlexandre Henrique da Silva. Graduado em Educação Física (Licenciatura/ Bacharelado). Educador Físico do Ambulatório de Diabetes Tipo 1 da Santa Casa de BH. Professor de Musculação da Rede de Academias Bodytech. Personal Trainer da Rede de Academias Bodytech.

3. Enfermagem. Prof.ª Ms. Maria Eugênia Hitchon. Enfermeira. Mestre em Educação em Diabetes. Enfermeira do ambulatório de DM1 da Santa Casa de BH. Coordenadora de treinamento do Projeto Diabetes nas Escolas da Santa Casa de BH.

Moderadora: Prof.ª Ms. Marina Moreno Wardi. Nutricionista Clínica. Mestre em Educação em Diabetes - IEP Santa Casa de BH. Membro da Equipe do Ambulatório de Diabetes Tipo 1 da Santa Casa de BH. Profa. do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes - IEP, Santa Casa de BH. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais - CRN 9.


 

10:00 h - Coffee break 


 

10:30 às 12:00 h - Palestras

1. Ações inovadoras para melhoria da assistência integral aos pacientes com hipertensão e diabetes: A implantação do Projeto HealthRise Brasil na UFVJM. Prof.ª Dr.ª Christiane Corrêa Rodrigues Cimini. Médica. Residência em Clínica Médica e Medicina Intensiva. Especialista em Medicina Intensiva e em Administração Hospitalar. Médica do Hospital Santa Rosália, Teófilo Otoni. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIMONTES. Doutoranda em Medicina. Docente da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC), UFVJM, Teófilo Otoni.

2. Telessaúde: experiências, desafios e possibilidades de atuação em diabetes mellitus. Dr.ª Grazielle Fialho. Médica. Residência Médica em oftalmologia no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal (2009-2011). Fellowship em retina e vítreo no Instituto de Olhos do Hospital Universitário São José, vinculado à Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e à Fundação Educacional Lucas Machado (2012-2013). Atualmente, membro do corpo clínico do Hospital São Geraldo / HC-UFMG e do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG. 


 

 14:00 às 16:00 h - Mesa Redonda 

Realidades e perspectivas frente ao Diabetes Mellitus

1. Prevalência de pé diabético entre os usuários de unidades de saúde da família da cidade de Diamantina, MG e qualidade no atendimento ao paciente portador. Profª. Drª Angelina do Carmo Lessa. Nutricionista. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Doutora em Saúde Coletiva pela UFBA. Docente do Departamento de Nutrição, Diamantina, UFVJM. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Saúde Sociedade e Ambiente. Experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em: Epidemiologia Nutricional; Aleitamento Materno e Alimentação Complementar; Segurança Alimentar e Nutricional; Atenção Primária e Promoção da Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes (GED) da UFVJM. 

2. Ter conhecimento sobre o diabetes implica em atitude positiva em relação a doenças? Renata Araujo da Cruz. Nutricionista pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. MBA Executivo em Logística e Operações. Especialização em andamento em Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes (GED) da UFVJM. 

3. Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes da UFVJMProf. Dr. Edson da Silva. Fisioterapeuta. Especialisa em Formação de Educadores em Diabetes pela UNIP. Mestre e Doutor em Biologia Celular e Estrutural pela UFV. Docente do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, UFVJM, Diamantina. Educador em Diabetes. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes (GED) da UFVJM.  Experiência na área de morfologia e diabetes, com ênfase em miocardiopatia diabética; práticas educativas, processos tecnológicos e novas mídias digitais em saúde; educação em diabetes; saúde na cultura digital.

Moderadora: Prof.ª Dr.ª Luciana de Freitas Campos. Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela EERP-USP. Mestre e Doutora em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP. É líder do 'Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Enfermagem' e do 'Grupo de Pesquisa e Estudo em Condições Crônicas e Paciente Crítico'. Docente do Departamento de Enfermagem da UFVJM, Diamantina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Diabetes (GED) da UFVJM. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em: enfermagem, gerenciamento/administração, recursos humanos, educação em saúde e em enfermagem, educação permanente, condição crônica, paciente semi-dependente, dependente e crítico e terapia intensiva. 


 

16:00 h - Coffee break


 

16:45 h - Premiação dos melhores pôsteres 


 

17:00 h Conferência de Encerramento

Educação em Diabetes e o Centro de Referências Diabetes nas Escolas (CRDE)

Drª. Janice Sepúlveda Reis. Médica Endocrinologista. Coordenadora do Ambulatório de Diabetes Tipo 1 da Santa Casa de BH. Docente Pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa de Belo Horizonte. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes - IEP, Santa Casa de BH. Coordenadora do Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) da Santa Casa de BH. Doutorado e Pós Poutorado em Clínica Médica pelo IEP. Vice-presidente eleita da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) 2018-2019.