SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Instruções para elaboração dos resumos 

  • Os trabalhos científicos deverão ser submetidos em formulário eletrônico. Para a submissão, faça login no sistema e através de sua página pessoal, acesse o link “Submeter trabalho”, seguindo os passos contidos na tela;
  • Todos os autores a serem inseridos em um trabalho, deverão realizar o pré-cadastro no sistema, o que não implica sua inscrição. Após o pré-cadastro, o nome do autor estrá disponível no formulário para ser adicionado;
  • O corpo do trabalho deverá conter no máximo 2000 caracteres, com espaços incluídos;
  • Todas as instruções de submissão encontram-se descritas no formulário;
  • Cada inscrição dá o direito de submissão de 01 (um) trabalho.
  • Não há restrições quanto ao número de co-autorias.

 Avaliação dos trabalhos

  • A avaliação dos trabalhos será realizada por colaboradores ad hoc;
  • O resultado da avaliação dos trabalhos está previsto para 25de fevereiro de 2013;
  • Poderá alterar o trabalho enviado, até a data limite de submissão, o autor que realizou a submissão;
  • Não haverá período para correções dos trabalhos após o término do período de submissão;
  • Cada trabalho submetido ao evento terá parecer Aprovado ou Reprovado;
  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Encontro e disponibilizados em formato .pdf no sítio eletrônico do evento;
  • O conteúdo do trabalho submetido é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
  • O prazo para qualquer reclamação, recursos e resolução de problemas relativos aos trabalhos e outras solicitações será de até 48 horas após a divulgação oficial dos resultados. Após esse prazo não serão aceitas quaisquer considerações.

Apresentação dos trabalhos

Os trabalhos que receberem o parecer “Aprovado” serão apresentados na forma de pôster.

  • A disposição do painel obedecerá a numeração definida pela comissão organizadora, cujo critério será a área correspondente a categoria indicada pelo autor. A dimensão máxima será de 90 x 120 cm. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância (sugere-se fonte Arial tamanho 120 ou maior). Abaixo do título e, com letras menores (sugere-se fonte Arial tamanho 90), deve aparecer: nomes dos autores, laboratório/departamento, instituição, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado. O corpo dos pôsteres deverá conter a introdução ao trabalho, objetivos do trabalho, abordagem (métodos/atividades realizadas), resultados ou impactos das ações realizadas, conclusão/considerações finais, referências (quando couber). O corpo do texto deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte Arial tamanho 20) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam em forma de itens. Estimula-se a criatividade na apresentação dos pôsteres;
  • O pôster deverá ser montado no local indicado no dia da apresentação, com 30 minutos de antecedência e permanecer afixado até o final do dia. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado na página do evento;
  • Deverão ser evitados quaisquer materiais que danifiquem os painéis e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas.
  • Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título do trabalho e os nomes dos autores.

Avaliação dos Pôsteres

  • Cada pôster será avaliado por um avaliador que irá se encaminhar até os pôsteres. Por esse motivo, recomenda-se que a todo o momento da exposição o autor esteja presente;
  • Recomenda-se que a exposição seja de no máximo 10 minutos;
  • Os 03 (três) trabalhos que obtiverem a maior média das notas nas avaliações do resumo e do pôster receberão um certificado de honra ao mérito;
  • IMPORTANTE: Pelo menos um dos autores deverá estar presente junto ao pôster durante todo o horário designado para a apresentação e avaliação. O não cumprimento desta recomendação poderá acarretar o não recebimento do certificado de apresentação;