A Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) tem se destacado como o maior evento científico dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Noroeste de Minas Gerais. Reconhecemos a colaboração fundamental e a disponibilidade dos coordenadores de mesas-redondas, Programas de Pós-Graduação e palestrantes, que abrilhantam o evento e contribuem para que seu papel de vanguarda dos saberes seja materializado.

Em 2019 o VII Sintegra terá como tema [COM] CIÊNCIA FEMININA. A previsão é que o evento tenha 30 mesas redondas; 30 Fóruns Científicos; certa de 1100 pôsters; diversas atrações culturais, artísticas e de desporto, além de oficínas, minicursos e muito mais! 

Para a edição 2019 uma equipe trabalha intensamente para proporcionar um evento em que ciência, pesquisa, tecnologia, ensino, extensão e cultura se integrem, com a participação de todos os campi da UFVJM, além de outras universidades e instituições parceiras. O objetivo é integrar e mostrar a relevância da produção acadêmica, e desta em interação com a sociedade em que atua. 

USO DA MORADIA ESTUDANTIL DURANTE A VII SINTEGRA

LINK: https://forms.gle/uf89JcCqYCvuA2Wm7

A Moradia Estudantil Universitária (MEU) é um benefício do Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), regulamentada pela Resolução Nº. 13, de 23 de novembro de 2016. A PRIORIDADE de ocupação das vagas na MEU são dos “discentes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo para sua formação social e profissional.” (Art. 5º, Res. 13/2016/Consu/UFVJM).

Considerando a participação na VII Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra), foram disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace), as vagas da MEU não ocupadas. Essas vagas serão disponibilizadas exclusivamente para membros da comunidade acadêmica que comprovem cadastro na Sintegra no período de 05 a 08 de junho de 2019. De acordo com o Regulamento da MEU:

"Art. 67 – No caso da procura por vagas na MEU por discentes cadastrados no PAE da UFVJM ser inferior ao número de vagas ofertadas, apartamentos completamente vagos poderão ser locados (integral ou parcialmente) para ocupação por membros de comunidades universitárias (servidores e/ou discentes) quando da participação em eventos na UFVJM.

§ 1º - Terão prioridade de uso da moradia discentes beneficiários do Programa de Assistência

Estudantil da Proace, não podendo haver locação de vagas caso haja demanda de ocupação por eles.

§ 2º - A locação de apartamentos completamente vagos na MEU ocorrerá de forma integral (todo o apartamento) ou parcial (apenas um ou mais quartos no apartamento), através do pagamento antecipado de diárias via GRU, com exceção feita ao solicitante que for beneficiário do PAE em outro campus da UFVJM, que poderá hospedar-se na MEU, temporariamente, para participar de evento, sem que haja custo financeiro com a hospedagem.

§ 3º - Os valores das diárias a serem pagas pelo uso de uma vaga ou de um apartamento na MEU serão definidos pelo conselho da Proace, mediante cálculo do custo de manutenção de uma vaga na moradia.

§ 4º - Todo recurso captado através de locação de vagas na MEU será revertido para a assistência estudantil nos diversos campi da UFVJM." (Art. 67º, Res. 13/2016/Consu/UFVJM).

A prioridade de ocupação e gratuidade será para discentes beneficiários do Programa de Assistência Estudantil da Proace. Caso não sejam ocupadas todas as vagas com os discentes que tem prioridade e gratuidade, a ocupação para participação da VII Sintegra será destinada aos discentes da UFVJM que não são beneficiários do Programa de Assistência Estudantil da Proace e/ou outros membros da comunidade acadêmica, mediante pagamento antecipado de diárias via GRU no valor de R$ 20,00 (vinte reais a diária). Valor definido pelo Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CACE), como determina o regulamento.

 
Na Moradia cada quarto tem uma cama com colchão, armário e uma mesa de estudos com cadeira. O quarto está em um apartamento de até 7 quartos (individuais). No apartamento há uma cozinha coletiva com geladeira e microondas. Há um banheiro coletivo no apartamento. Não contamos com roupas de cama, cobertas e materiais de uso pessoal.

 

 História da Sintegra

Primeira Edição: de 15 a 18 de maio de 2012

Programação:

http://sintegra.ufvjm.edu.br

Palestras temáticas e específicas

Tema: sem temática definida

Minicursos, trabalhos científicos e tecnológicos e de extensão

Professores e pesquisadores da UFVJM e outras instituições brasileiras.

Ensino, Pesquisa e Extensão

 

Segunda edição: de 05 a 08 de junho de 2013

Programação:

http://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2013

Palestras temáticas e específicas

Tema: sem temática definida

Minicursos, trabalhos científicos e tecnológicos e de extensão

Professores e pesquisadores da UFVJM e outras instituições próximas.

Consagrou-se como evento que confirmou a visão da UFVJM - “ Estar entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, reconhecida e respeitada pela excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o desenvolvimento nacional, em especial dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”.

 

 

Terceira edição: de 21 a 23 de maio de 2014

Programação:

http://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2014/sgea/pg/index

Palestras temáticas e específicas, mesas-redondas, oficinas, posteres, fóruns.

Tema: Educação em Rede: Universidade Pública e Formação Básica

O evento teve um total de 2652 inscritos, 779 trabalhos apresentados, dentre eles de cunho científico, de extensão e de ensino.

Professores e pesquisadores da UFVJM e outras instituições próximas.

 

 

Quarta edição: de 10 a 12 de junho de 2015

Programação:

http://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2015/sgea/pg/index

Palestras temáticas e específicas, mesas-redondas, oficinas, posteres, fóruns.

Tema: Cultura, Identidades e Ambiente

Esse evento teve um total de 1.119 trabalhos inscritos, 200 trabalhos na modalidade comunicação oral e 919 na modalidade poster, apresentados

Professores e pesquisadores da UFVJM e outras instituições próximas.

Ensino, pesquisa e extensão - Posicionou a cultura como campo de conhecimento

 

Quinta edição: de 20 a 22 de março de 2017

Programação:

http://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2016/sgea/pg/index

Palestras temáticas e específicas, mesas-redondas, oficinas, posteres, fóruns.

Tema: Conhecimento, tecnologia e transformação social

Esse evento refletiu a expressão do compromisso da UFVJM como geradora de conhecimentos, desenvolvimento de tecnologias e agente de transformação social das comunidades.

Professores e pesquisadores da UFVJM e outras instituições próximas.

Ensino, pesquisa e extensão - Posicionou a tecnologia, aliada ao conhecimento, como ferramenta de transformação social.

 

Sexta edição: de 24 a 26 de maio de 2018

Programação:

https://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2018/sgea/pg/index

Palestras temáticas e específicas, mesas-redondas, oficinas, posteres, fóruns.

Tema: Pesquisar para transformar

A programação da VI SINTEGRA contou com uma conferência de abertura, 21 mesas-redondas, 12 fóruns de comunicações orais totalizando 97 trabalhos selecionados e três sessões de pôsteres que juntas somaram 1146 trabalhos apresentados. Todos estes momentos abarcaram as grandes áreas de saberes presentes no ensino-pesquisa-extesão desta universidade, sem perder de vista a interdisciplinaridade, inclusão e inovação, a saber:  Agricultura, Arquitetura e Engenharias; Ciências Biológicas e Biotecnologia; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e dos Materiais; Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes; Educação; Extensão e Cultura; Medicina Veterinária e Zootecnia; Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais. A programação contou ainda com diversas manifestações artístico-culturais, lançamento de livro e uma sessão de encerramento. Esta programação se tornou possível pelo apoio recebido das agências de fomento CNPq, CAPES, FAPEMIG e da CODEMGE na condição de patrocinadora oficial do evento aos quais agradecemos imensamente.

 

Professores e pesquisadores da UFVJM e outras instituições próximas.

Deu continuidade ao debate acerca do papel do conhecimento produzido, ensinado e divulgado pela Universidade na transformação da vida das pessoas e comunidades nas quais a UFVJM pode atuar e por consequência no desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

Premiações

Na edição de 2018 a SINTEGRA inovou com a criação dos prêmios de Inserção Regional (Prêmio Maria Aparecida Alves) e prêmio de internacionalização (Prêmio Barbara Emanuella Souza). O prêmio de inserção regional homenageia uma mulher forte e cuja memória ecoa presente nos recantos do Vale do Jequitinhonha para reconhecer os esforços de aproximar a universidade da realidade dos povos de sua área de abrangência. Já o prêmio de internacionalização destina-se a valorizar as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que projetam a UFVJM internacionalmente. Ambos os prêmios unem-se para reforçar o compromisso da UFVJM com o progresso científico e o desenvolvimento regional coroando os esforços que dia a dia estudantes, técnico-administrativos e professores fazem para levar adiante esta instituição que querem ver desenvolver-se.

 VI DIAMANTECH

Considerando a inovação tecnológica e o empreendedorismo como agentes transformadores e norteadores do desenvolvimento humano, social e econômico, a 7ª Sintegra inclui em sua programação o 6º Diamantech, que vai proporcionar aos participantes debates e capacitações nas áreas do empreendedorismo, inovação e proteção do conhecimento. Para mais informações, acesse o link.