PREMIAÇÃO

Nesta 7ª edição da Sintegra foram mantidos os dois prêmios: o de Inserção Regional e o de Internacionalização. O intuito é que essas homenagens sejam feitas a diferentes personalidades a cada nova edição da evento, para que as pessoas conheçam histórias de vidas comuns que emanam inspirações positivas.

Nise da Silveira (1905 -1999) - Foi uma Médica Psiquiatra. Nasceu em Maceió/AL, em 1905. Foi a única mulher a se formar em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em uma turma de 158 alunos, no ano de 1931. Em 1936, foi presa por conta de suas ideias, e, dez anos mais tarde, começou um trabalho pioneiro envolvendo esquizofrenia, utilizando a arte como forma de terapia ocupacional. Tem reconhecimento internacional pelos seus feitos na ciência e na atuação profissional. Foi a principal divulgadora da psicologia jungiana no Brasil, tendo sido um dos símbolos da luta antimanicomial no país.

Nise da Silveira tem grande importância no meio científico, com projeção internacional. Foi por essa projeção que seu nome foi escolhido para a premiação que avalia a internacionalização da UFVJM em sua área de abrangência. Que a UFVJM, assim como Nise da Silveira, expanda seu saber/fazer para alem das fronteiras brasileiras como o fez Nise.

 

Maria Aparecida Alves foi uma liderança que marcou a história do Vale do Jequitinhonha pela sua vivacidade e capacidade de articulação política. Cidona, como era popularmente conhecida, foi camponesa residente no Assentamento Franco Duarte, no município de Jequitinhonha. Negra, de voz forte e sorriso aberto, Maria Aparecida Alves atuou em diversas organizações sociais do Vale do Jequitinhonha. Faleceu em 27 de junho de 2014.

Frei Gilvander Moreira tem as palavras certas para descrevê-la:

“Quem conheceu e conviveu com Cidona sentiu a sensibilidade, a força, a inteligência e a coragem de uma grande mulher, de uma grande figura humana, em todos os sentidos. Ela era imensa e ficava ainda maior quando falava, gesticulando. Parecia que o coração dela ainda era maior que a sua anatomia, querendo pular pra fora do seu corpo, se espalhar pelo Vale, pelo Brasil, pelo mundo."

O nome de Maria Aparecida Alves encontra eco de familiaridade em qualquer comunidade que se visite em todo o Vale do Jequitinhonha. Foi por essa presença que seu nome foi escolhido para a premiação que avalia a inserção da UFVJM em sua área de abrangência. Que a UFVJM, assim como Maria Aparecida Alves, aproxime-se a cada dia mais da história e da resolução dos problemas da vida e do ambiente dos povos das regiões alcançadas por ela.

Atenção! As incrições para concorrer ao Prêmio de Epreendedorismo Henrique Dumont foram prorrogadas até o dia 27 de maio de 2019, ao meio dia. Participem! 

                                       

Os alunos inscritos na 7ª Sintegra também poderão concorrer ao Prêmio Henrique Dumont, uma competição que será realizada no 6° Diamantech e que visa estimular a cultura empreendedora através do reconhecimento e divulgação de iniciativas que desenvolvem soluções inovadoras para o mercado em forma de produtos, processos, serviços ou modelos de negócio.

Henrique Dumont nasceu em Diamantina, em 1832. Foi um engenheiro e cafeicutor. Pai de Aberto Santos Dumont. Filho de imigrantes franceses, é considerado um dos três reis do café da sua época, introduzindo métodos modernos na cafeicultura

Confira as categorias no site do VI Diamantech