Anais Sintegra

Os motivos da decoração da VII SINTEGRA foram inspirados nas “rosas do conhecimento”. Esse elemento, a rosa, foi então ressignificado para tornar-se central na produção de conhecimentos. A rosa investigada por uma pesquisadora remete ao papel das mulheres pesquisadoras que atuam nos laboratórios, nas pesquisas de campo e na inovação tecnológica. A rosa que se desfaz em letras e notas musicais reconhece o papel feminino na produção das artes, das humanidades e da política. Dedicamos assim, a edição 2019 da SINTEGRA a todas as mulheres, que pesquisam, ensinam e fazem extensão, que administram, que garantem a universidade funcionando nas diversas atividades técnicas e nos serviços gerais, e que assim, contribuem para que esta universidade nos orgulhe e represente a todas e todos. Por uma universidade cada dia mais igual, justa e democrática!

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 Isadora Barroso Frois - Licenciatura em Ciências Biológicas

 

obs:  A interposição de recursos deverá ser feita junto à Diretoria de Pesquisa, pelo e mail  dirpe@ufvjm.edu.br

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÃO

15/04Prazo para a correção dos trabalhos da primeira rodada de avaliação.

17/04 - Prazo para interposição de recurso ao Resultado Parcial. 

29/04 - Prazo para o envio das modificações requeridas no Resumo. 

10/05 - Prazo para a segunda rodada de avaliação - Parecer Final. 

13/05 - Resultado final do processo de avaliação.

15/05 - Prazo para interposição de recurso ao Resultado Final. 

TRABALHOS E RESUMOS

  • Nesta 7ª edição, a Sintegra permitirá a submissão de resumos para apresentação no formato pôster ou oral. 
  • O trabalho deve ser submetido por um dos autores. O prazo para submissão foi prorrogado para até o dia 29/03/2019, sexta-feira. 
  • O orientador do trabalho e demais coautores devem contactar a equipe da Sintegra até 30/04/2019 caso apresentem qualquer objeção à submissão. Não havendo manifestação, será considerada a anuência de todos os autores em relação ao trabalho submetido.

Instruções para elaboração e submissão dos trabalhos 

  • Os trabalhos científicos deverão ser submetidos em formulário eletrônico através de sua página pessoal, acessando o link "área de inscrito", após login na página do encontro;
  • Somente terão acesso à tela de submissão usuários que preencheram o formulário de inscrição;

CONFECÇÃO DO RESUMO

Título

No máximo 120 caracteres.

Área e subárea de conhecimento

Selecionar dentre as opções

Modalidade de apresentação

Selecionar Pôster ou Apresentação Oral

Categorias

Graduação (Ensino, Pesquisa ou Extensão)

Pós-graduação (Ensino, Pesquisa ou Extensão)

Fórum científico (Ensino, Pesquisa ou Extensão)

Prêmio de Internacionalização

Prêmio de Inserção Regional Maria Aparecida Alves

Autores

Separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais. No máximo, 8 autores. Exemplo: Silva AF*, Moreira MV, SANTOS LM.

Resumo de apresentação

Os autores também deverão inserir um resumo de apresentação do seu trabalho, o qual deverá conter no máximo 500 caracteres (incluindo os espaços). Esse resumo necessita estar separado do resumo propriamente dito e deverá ser incluído no campo apropriado no formulário de submissão. Ele será enviado ao revisor, para que possa aceitar ou recusar o convite de avalição;

Resumo

Deve ser estruturado, contendo Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões. As palavras Objetivos, Métodos e Resultados não deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico. Projetos de Extensão não deverão conter o item Conclusões. O Resumo deverá ter, no máximo, 2.500 caracteres (incluindo os espaços). Preencha adequadamente o campo apoio financeiro e do parecer de aprovação na Plataforma Brasil (Comitê de Ética em Pesquisa), quando houver.

Resumos em inglês

OBRIGATÓRIO somente para a Premio de Internacionalização

  • O inscrito poderá optar pela submissão do resumo para apresentação em formato pôster ou oral; sendo que a apresentação no formato oral enquadra na categoria Fórum científico;
  • Em qualquer uma das modalidades o resumo deverá ser enviado conforme modelo disponibilizado abaixo;
  • Trabalhos que não respeitarem as normas não serão aprovados e nem publicados nos anais do evento.
  • Para ver as opões de áreas e subáreas do conhecimento clique aqui.
  • Todos os autores a serem inseridos em um trabalho deverão realizar o pré-cadastro no sistema, o que não implica sua inscrição. Após o pré-cadastro, o nome do autor estará disponível no formulário para ser adicionado;
  • Cada inscrição confere o direito de submissão de um trabalho;
  • Pelo menos um dos autores incluídos no trabalho deverá ter sua inscrição confirmada no evento.

Modalidades de Apresentação e Normas

Da avaliação dos trabalhos e resultados

  • A avaliação inicial dos trabalhos será realizada por colaboradores ad hoc, tendo o parecer dado como "Aceito" ou "Recusado".
  • O resultado final das avaliações dos trabalhos está previsto para 20/04/2019, podendo ser alterado pela comissão científica.
  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento e disponibilizados em formato .pdf no sítio eletrônico do evento.
  • O conteúdo do trabalho submetido e aprovado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Da apresentação dos trabalhos

  • Recomenda-se a presença do(a) orientador(a) durante a apresentação do(s) trabalhos(s) de discentes ligados à UFVJM;
  • Para cada trabalho apresentado será fornecido um certificado contendo o título e os nomes dos autores, bem como a categoria em que o trabalho foi apresentado (oral ou pôster).
  • As apresentações ocorrerão nas modalidades de pôster ou exposição oral;

Apresentação oral: O apresentador terá à sua disposição datashow e computador. O apresentador terá no máximo até dez minutos para exposição e mais cinco minutos para arguição da banca examinadora e público presente (exceto para o Prêmio de Internacionalização). As apresentações na forma de exposição oral deverão ser entregues ao membro da comissão de apoio do evento (responsável pela sala), em formato digital trinta minutos antes do início da sessão. Os formatos preferencialmente aceitos serão .ppt, pptx, .pps e .odp. Os slides devem ser legíveis e com fundo claro. A comissão organizadora não se responsabiliza por arquivos corrompidos ou danificados.

Pôster: A disposição do painel obedecerá à numeração definida pela comissão organizadora do evento, cujo critério será a área correspondente e a categoria indicada pelos autores. O painel deverá ser montado no dia da apresentação, com trinta minutos de antecedência e permanecer afixado até o final da apresentação. O horário de apresentação será previamente estabelecido e divulgado na página do evento (link Programação);

  • Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao seu painel no horário estabelecido para apresentação. Caso o apresentador não esteja presente junto ao painel no horário estabelecido, será facultado à comissão organizadora o direito de não fornecer o certificado de apresentação.
  • A dimensão máxima deve ser de 90 (largura) x 120 (comprimento) cm. Solicitamos que a confecção/impressão do poster seja feita com o suporte para fixação em tripé (corda). O título deverá ser o mesmo utilizado no trabalho aprovado. O pôster deverá conter no canto superior direito o número de apresentação, por exemplo "SINT0123".
  • Deverão ser evitados quaisquer materiais que danifiquem os painéis e seus suportes. Sugere-se o uso de fitas adesivas.
  • Clique aqui para acessar a logomarca da VII Sintegra. 

 

Diamantech

Atenção: Para as modalidades Prêmio de Internacionalização e Prêmio de Inserção Regional Maria Aparecida Alves, os trabalhos não deverão ter sido apresentados ou publicados em qualquer evento científico de abrangência nacional ou internacional (excluindo encontros institucionais).