FAQ (Frequently Asked Questions) - Perguntas Frequentes

1. Co-autores também devem pagar a taxa de inscrição no evento?
Não, somente se tiverem interesse em de participar do evento. Lembramos que os autores inseridos em um trabalho deverão realizar o cadastro, o que não implica na inscrição no evento. Todos os usuários que estiverem cadastrados poderão consultar na sua área pessoal, o trabalho submetido, bem como acompanhar todo o processo de submissão e julgamento.

2. Como retirar os certificados do evento e apresentação de trabalhos?
Todos os certificados serão disponibilizados na área do usuário, na aba Cursos/Palestras. Somente os certificados de apresentação de trabalhos  e cursos pré palestras serão impressos e entregues no dia do evento após apresentação/realização.

3. É obrigatório aos inscritos submeter trabalhos científicos?
Não. A submissão de trabalhos é opcional aos inscritos no evento.

4. Como sei que meu pagamento foi confirmado?
Após o pagamento do boleto, você receberá um e-mail confirmando sua inscrição (verificar também sua caixa de spam). Você também poderá verificar o status de seu pagamento clicando na aba Inscrição em sua área pessoal, na página do evento. Caso não ocorra confirmação em até 72 horas após o pagamento, favor entrar em contato com a Comissão Organizadora.

5. Gostaria de participar como avaliador de trabalhos submetidos ao evento, como devo proceder?
No ato da inscrição, você poderá selecionar esta opção e a Comissão Científica julgará seu pedido. Caso seja habilitado como revisor, você receberá um email contendo todas as instruções para o cadastro.

6. Gostaria de saber se o trabalho deve ser apresentado somente pelo primeiro autor?
Não. Qualquer autor inscrito no evento poderá realizar a apresentação do trabalho.

7. Quando faço login no sistema, não aparece a opção de "submeter um trabalho". O que devo fazer?
A opção para submissão de trabalho irá aparecer somente para usuários que tenham realizado a inscrição, não especificamente o pagamento. Usuários que realizaram apenas o pré-cadastro não poderão submeter trabalhos.

8. Submeti dois ou mais trabalhos e eles ficaram no mesmo dia e horário para apresentação. É possível alterar os horários de apresentação?
Não. O horário das apresentações é o que está definido na programação do evento.

9. Como ficarei sabendo se meu trabalho foi aprovado?
Os trabalhos serão analisados pela Comissão Técnico-Científica e a comunicação sobre a avaliação estará disponível na área do inscrito, podendo ser acessada por meio de login e senha usados na pré-inscrição.

10. A submissão do resumo tem que ser efetuada no momento da inscrição?
Não. Os processos de inscrição e submissão de resumos são independentes. Inicialmente, deve-se efetuar a inscrição para que se tenha acesso à área do usuário, por meio de login e senha. Dentro dessa área, o inscrito pode então submeter o resumo até a data limite de submissão.

11. Como consigo o modelo (template) para submissão do resumo?
O modelo (template) a ser usado na elaboração do resumo está descrito na aba "Trabalhos".

12. Há um padrão a ser seguido na elaboração do painel?
A dimensão do painel deve ser de 90 x 120 cm. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo aprovado e em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 metros de distância (sugere-se fonte Arial tamanho 120 ou maior). Mais recomendações podem ser encontradas na aba Trabalhos em "Apresentação de trabalho/paineis".

13. O que fazer se passar da data de vencimento do boleto?
O boleto pode ser gerado novamente (2ª via), com nova data, na área do inscrito (login e senha). É importante lembrar que se o boleto for gerado após o período de desconto, o valor será reajustado. Caso ocorra algum problema na geração do boleto, favor entrar em contato com a Organização imediatamente.

14. Caso o inscrito não possa ir ao evento, haverá devolução do valor pago (inscrição, cursos)?
NÃO. EM HIPÓTESE ALGUMA HAVERÁ DEVOLUÇÃO DE QUALQUER PAGAMENTO.

15. Realizei a inscrição e em seguida paguei o boleto, entretanto minha área indica que estou pendente. O que devo fazer para resolver este problema?
A confirmação do pagamento depende de comprovantes enviados pelo banco e, em seguida, da verificação pela Comissão. Pedimos 72 horas no máximo após o pagamento. Este é um trabalho manual e que demanda tempo. Contamos com sua compreensão caso haja algum atraso.

16. Quando estou iniciando meu cadastro no site do evento, verifico que ao adicionar meu CPF, ocorre um erro. O que devo fazer?
Neste momento, pedimos que faça seu cadastro utilizando outro computador ou então utilize um outro navegador. Se ainda o erro persistir, por favor entre em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail do evento.