PALESTRANTES

 

Alessandra Cristina Silva de Araújo (Brasília, DF)

Fisioterapeuta pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG-1996) e Especialização em Fisioterapia Reumatológica e Traumato-Ortopédica pela Universidade de Brasília (UnB-2001). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da UnB. Formação complementar em Fisioterapia Aquática Traumato-Ortopédica e Desportiva pela Reativa – Centro de Reabilitação e Atividade Física (Brasília/2014), Reabilitação Aquática aplicada a patologias neurológicas pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (São Paulo/2013), Método de Diagnóstico e Terapia Mecânica pelo The McKenzie Institute International (Brasília/2009) e Reabilitação em Oncologia Ortopédica pela Santa Casa de Misericórdia de SP (2002). Fisioterapeuta da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação desde 1997 atuando principalmente em reabilitação ortopédica, neurocirurgia, cirurgia da mão e reabilitação aquática, responsável pelo Setor de Hidroterapia da unidade Sarah Lago Norte desde fevereiro de 2012.

 

Ana Cássia Siqueira da Cunha (Belo Horizonte, MG)

Graduada em Fisioterapia pela FCMMG (1997), pós-graduação em Neurologia pela UFMG, mestrado em Bioengenharia pela UNIVAP. Professora assistente do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte (FESBH) nas disciplinas de: Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia Aquática; Fisioterapia na Saúde da Criança e Supervisão de estágio em Pediatria. Experiência na área de Fisioterapia Aquática desde 1999 e formação internacional em Fisioterapia Aquática: Método dos Anéis de Bad Ragaz (2005) reconhecido pela International Halliwick Association (IHA). Experiência na docência no curso de fisioterapia desde 2001.

 

Ana Paula Flor Alves Nepomuceno (Belo Horizonte, MG)

Graduada em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas do Triângulo (Uberlândia, MG); Pós-graduada em Fisioterapia Respiratória (Belo Horizonte, UFMG). Atua profissionalmente na Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação no Programa de Neurorreabilitação em Lesão Medular.

 

Andréa Cristina Machado Pereira (Belo Horizonte, MG)

Fisioterapeuta graduada pela FCMMG (2005), especialista em Fisioterapia Neurológica pela UFMG (2006). Formação internacional em Fisioterapia Aquática: Método Halliwick e Método dos Anéis de Bad Ragaz (2007), reconhecido pela International Halliwick Association (IHA). Formação no conceito Neuroevolutivo Bobath Adulto - básico e avançado, reconhecido pelo IBITA (2009). Sócia proprietária da clínica Aquática Fisioterapia, e atua com piscina terapêutica desde 2006, nas áreas de neurologia e ortopedia.

 

Andréa de Jesus Lopes (Belo Horizonte, MG)

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Reabilitação, Especialista em Neurologia e em Ortopedia e Esportes. Formação em técnicas de Fisioterapia Aquática e atuação clínica por mais de 5 anos. Ex-fisioterapeuta na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, incluindo setor de Hidroterapia. Autora do capítulo Reabilitação Aquática na PC no livro Reabilitação na Paralisia Cerebral. Professora na Especialização em Fisioterapia Neurológica (Ciências Médicas). Ex-coordenadora e docente do Curso de Fisioterapia (Newton Paiva). Fisioterapeuta e proprietária do Instituto Neofisio.

 

Andréia Maria Silva (Alfenas, MG)

Fisioterapeuta (UNIFENAS - 2000); Especialista em Ortopedia e esportes (UFMG - 2001); Formação em RPG pelo reequilíbrio proprioceptivo e muscular (2001); Especialista em Acupuntura (IBRAM - 2004); Mestre em Fisioterapia (UNIMEP - 2009); Doutora em Biologia Oral (USC – 2013); Docente da disciplina de hidroterapia da Universidade Federal de Alfenas (2013); Atua com piscina terapêutica desde de 2001.

 

Flávia Gomes Martinez (Porto Alegre, RS)

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA, 1988) e em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1990), mestrado em Ciências do Movimento Humano (UFRGS, 1997) e doutorado em Neurociências (UFRGS, 2007). Atualmente é professora adjunta da UFRGS, atuando no curso de graduação em Fisioterapia e em programas de pós-graduação. Atualmente é Diretora do Laboratório de Pesquisa do Exercício da UFRGS.

 

Frederico Tadeu Deloroso (Uberlêndia, MG)

 

Fisioterapeuta pela Universidade Metodista de Piracicaba (1979), Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999; Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, no curso de Fisioterapia, com linhas pesquisas em: Postura Humana, Oncologia de Cabeça e Pescoço, Saúde Coletiva e Qualidade de Vida (Laboratório de Biofotometria), onde ministra as disciplinas: Diagnóstico por imagem, Fisioterapia Aquática, Fisioterapía na Saúde do Idoso e Reumatologia, Estágio em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica II.

 

Giovana Macêdo Linhares (Belo Horizonte, MG)

Fisioterapeuta pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2005), especialista em Fisioterapia Neurológica (FCMMG - 2006) e mestranda em Ciências da Saúde (FCMMG). Formação internacional em Fisioterapia Aquática nos Métodos Halliwick, Bad Ragaz, Ai Chi, Aqua T Relax reconhecido pela International Halliwick Association. Formação no conceito Bobath (2009). Desde 2010 é fisioterapeuta da Aquática Fisioterapia. Membro do Conselho Fiscal e sócio fundadora da Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática (ABFA). Professora de Pós-Graduação da FCMMG e Uni-BH (Fisioterapia Aquática, Reabilitação Vestibular e Abordagem do Doente Neurológico).

 

Isabela Gomes Costa (Teófilo Otoni, MG)

Graduada em Fisioterapia pela UFVJM 2014; Especialização em Fisioterapia Aquática pela Aqua Brasil – SP (Conceito Bad Ragaz, Terapia Manual Sub-Aquática, Water Pilates, Ai Chi, Basic Watsu-Worldwide Aquatic Bodywork Aregistry e Método Halliwick parte A); Curso “Fisioterapia Aquática aplicada à Ortopedia” pela Aquática Fisioterapia-BH. Atuação em Fisioterapia Aquática desde agosto 2014 em Teófilo Otoni – MG. Cursos “O equilíbrio como recurso terapêutico ‘Balance’ - SP; curso de Capacitação em Fisioterapia Dermato Funcional - Teófilo Otoni; curso “Método Pilates” pela Flexiva Pilates - SP.

 

Joyce Mary Meelhuysen Sousa (Belo Horizonte, MG)

Fisioterapeuta graduada pela UFMG (1986), Pós- Graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG (2000); Mestre em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007); Doutoranda em Geografia -Tratamento da informação espacial em inclusão da criança deficiente na escola regular. Professora Recursos Biohídricos ( Fisioterapia Aquática) no Pitágoras Belo Horizonte e Betim. Com experiência em docência desde 1990 e em Fisioterapia Aquática desde 1987; Formação internacional em Fisioterapia Aquática Halliwick (1993) e Método dos Anéis de BAD Ragaz (2011) Proprietária da Clínica Aquafisiobh.

 

Manuela Castellanos Patino (Medellín, Colômbia)

Graduação em Fisioterapia da Fundação Universitária María Cano (2013), Medellín Colômbia. Experiência na atenção domiciliaria, reabilitação ortopédica com ênfases em terapia aquática, atenção em Unidade de Terapia Intensiva adulta e neonatal. Atualmente cursando Mestrado Ensino em Saúde. Premio Dr. “José Merelas Rodríguez” pelo trabalho: “ANALISIS CINEMATICO: PARAMETROS ESPACIO-TEMPORALES DE LA MARCHA Y CAMBIOS EN EL EQUILIBRIO DE NIÑOS CON DEFICIENCIAS SENSITIVAS VISUALES” Outorgado, em Buenos Aires, Argentina. pela Sociedade Argentina de Ortopedia e Traumatologia Infantil (SAOTI).

 

Mariana Aguiar de Matos (Diamantina, MG)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM (2009). Mestrado em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas/UFVJM (2012). Doutoranda em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas/UFVJM. Professora voluntária do Departamento de Fisioterapia da UFVJM na área de Fisioterapia Aquática. Atua principalmente nos seguintes temas: treinamento físico e suas adaptações moleculares, obesidade e resistência à insulina.

 

 Michelle Pires Pinto da Rocha Macedo (Belo Horizonte, MG)

Fisioterapeuta graduada pela PUC MG (2006), especialista em Fisioterapia Neurológica pela FCMMG (2007). Formada em Fisioterapia Aquática pelo International Halliwick Association (Método dos Anéis de Bad Ragaz, Halliwick e Ai Chi) e em Tratamento Neuroevolutivo - Conceito Bobath – abordagem de pacientes pediátricos e adultos. Cursos complementares em diversas áreas da Neurologia e da Pediatria, como avaliação e confecção de órteses, integração sensorial, psicomotricidade e desenvolvimento humano, terapia manual e therapy taping.

 

Rogério Celso Ferreira (Belo Horizonte, MG)

Fisioterapeuta e administrador. Sócio proprietário da Clínica FISIOR Hidroterapia (www.facebook.com.br/fisiorhidroterapia - @fisiorhidroterapia). Sócio proprietário da Clínica HIDRODINÂMICA. Fisioterapeuta da Rede FHEMIG / Hospital JOÃO XXIII. Professor dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da UNIVERSO / BH. Ex-professor do curso de Fisioterapia da Faculdade NEWTON PAIVA. Ex-fisioterapeuta da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação (BRASÍLIA E SALVADOR).

 

Rômulo Nolasco de Brito (São José, SC)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999) e mestrado em Ciências do Movimento Humano-Biomecânica Aquática pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e Doutorando em Ciências do Desporto pela Universidade-Tras-dos-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal . Atualmente é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e professor substituto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), conselheiro efetivo e Diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10 região - CREFITO 10, Presidente e sócio fundador da Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática - ABFA. Membro da Comissão de Assuntos Parlamentares do COFFITO. Ministra aulas no Curso de Pós Graduação em Fisioterapia Aquática na FAG - Cascavel - PR, Atividades aquáticas na Faculdade da Serra Gaúcha FSG, na Pós Graduação da UNESC - Criciuma - SC no Curso de Fisioterapia Ortopédica e na FACVEST- Lages/SC. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Aquática, Biomecânica Aquática e Fisioterapia Neurofuncional e no desenvolvimento e acompanhamento das Atividades de Trabalho de Conclusão de Curso atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, biomecânica aquática, plataformas de força subaquáticas, fisioterapia aquática, neurofuncional e pesquisa em Fisioterapia.

 

Suraya Gomes Novais Shimano (Uberaba, MG)

Fisioterapeuta, mestre em Bioengenharia pela USP (Ribeirão Preto), Doutora em Ciências da Reabilitação pela USP (Ribeirão Preto), docente da disciplina de Hidroterapia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua na área de Fisioterapia Aquática desde 2001, com projetos de pesquisa e extensão desde 2008 pelo grupo PROMOVER: atenção integral ao deficiente visual, reconhecido pelo CNPq.