CONHEÇA DIAMANTINA!

 Com quase três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar a município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado, possuindo uma população média de 47 803 habitantes, de acordo com os dados de 2014 do IBGE. 

A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do diamante. Terra natal de Juscelino Kubitscheck e Chica da Silva, Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do país. O casario colonial, de inspiração barroca; as edificações históricas; as igrejas seculares; a belíssima paisagem natural e uma forte tradição religiosa, folclórica e musical conferem uma singularidade especial à cidade que ao final da década de 90 recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Entre os principais encantos de Diamantina estão as vesperatas e as serestas pelas ruas históricas com músicas inspiradas nas belezas da cidade; o carnaval de rua, as cachoeiras situadas nas proximidades e os percursos da Estrada Real, fazendo parte do Circuito Turístico dos Diamantes.

Agradecimentos: Nossos sinceros agradecimentos a João Carlos Aguiar Cruz, João Leão, Juninho Brandão, Lindolfo Santos, Luiz Filipe Salazar, Mariana de Oliveira,  Martins Morais, Sérgio Miranda e  Roberval Cruz pela gentileza de cederam estas belíssimas imagens de nossa cidade!