NOTÍCIAS

 Premiação da Mostra de Iniciação Científica II e Cerimônia de Abertura

A Mostra de Iniciação Científica é um acontecimento na I SEMEQ que objetiva divulgar os trabalhos que tem sidos desenvolvidos no Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM.

A fim de valorizar nossa Mostra, o Grupo Editorial Nacional (GEN) , plataforma das mais pertigiosas editoras das áreas de Saúde, Jurídica, Ciências Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas, responsável pelas mais renomadas obras de Engenharia Química publicadas no Brasil em versões impressas e digitais, disponibilizaram três e-books para a premiação dos melhores trabalhos apresentados. São eles:


Além disso, a Editora Interciência, presente no mercado editorial brasileiro desde 1973, editando livros técnicos e científicos com o objetivo de levar aos estudantes, profissionais da indústria, pesquisadores e professores livros de qualidade, elaborados por profissionais altamente capacitados, disponibilizou três livros da área de Engenharia Química para sorteio na Abertura do evento, que ocorrerá no dia 07, que ocorrerá na sala 243 do Prédio do ICT, às 19h.

Você vai ficar fora dessa? Faça já o pagamento de sua inscrição e garanta sua vaga!

 

Premiação da Mostra de Iniciação Científica

Ainda não enviou seu trabalho para a Mostra de Iniciação Científica? Você não pode perder a oportunidade de apresentar seu trabalho além de concorrer a diversos prêmios! 

A Associação Brasileira de Engenharia Química-ABEQ- premiará o 1° lugar dos trabalhos presentados na Mostra de Iniciação Científica com uma assinatura da Brazilian Journal Chemical Engeneering 2015, periódico indexado no Chemical Abstracts Engineering Index trimestral com um perfil essencialmente científico para a divulgação de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento com artigos que refletem o estágio mais avançado dos trabalhos em determinada área.  O periódico possui publicação dos trabalhos mais relevantes de pesquisa e inovação  em Engenharia Química e áreas correlatas!

Além disso, os três melhores trabalhos serão premiados com livros da área e diversos brindes!

Corra! O prazo foi prorrogado para 22/03/2015.

 

Mais uma visita técnica confirmada: Multitécnica - Fertilizantes, Ingredientes e Aditivos

Mais uma visita técnica confirmada para ao evento no dia 10/04.

 

 

Há mais de 20 anos no mercado, a Multitécnica se tornou referência na produção e fornecimento de sais minerais para diversos setores produtivos. Transparência e respeito são palavras que norteiam seu posicionamento comercial e profissional com clientes, colaboradores e fornecedores. O  foco é oferecer fertilizantes, ingredientes e aditivos com qualidade e segurança.

 

Na busca pela excelência no atendimento aos clientes, a empresa está sempre diversificando sua linha de produtos, visando a melhoria contínua dos nossos processos juntamente com o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

 

A Multitécnica possui clientes no exterior há mais de 5 anos. Com destaque para Comunidade Econômica Europeia, que possui normas rígidas de controle para o mercado de nutrição animal. Com o objetivo de contribuir para a segurança da cadeia produtiva alimentar, em alimentos mais saudáveis, atende o mercado brasileiro com os mesmos padrões de controle e qualidade exigidos no mercado europeu.

 

Conheça mais sobre a Multitécnica aqui.

 

Você ainda não fez a sua inscrição? Faça já e garanta sua vaga!

 

 

 

I SEMEQ confirma: Controle Ambiental de Efluentes Gasosos será tema de palestra no evento

 

A palestra "Controle Ambiental de Efluentes Gasosos" será ministrada pelo prof Dr. Marcelo da Silva Batista, graduado em Engenharia Química, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela UFSCar e pós-doutorado na USP. Atualmente é professor Associado do Curso de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Alto Paraopeba em Ouro Branco-MG. Tem experiência em Desenvolvimento de Processos Químicos, Reatores Químicos e Catálise. Possui mais de 110 trabalhos publicados em periódicos e congressos internacionais e nacionais e, contribui com a revisão de periódicos. Possui projeto de pesquisa financiado pela Capes que envolve estudantes brasileiros e holandeses. Desenvolve trabalhos com tratamento de efluentes gasosos, catalisadores, biomassa e biocombustíveis. Líder do Núcleo de pesquisas em Engenharia Química – NUPEQ, onde orienta estudantes em trabalhos de iniciação científica e TCC.


Confirmado o minicurso de Ferramentas de Avaliação Econômica com o uso de Excel  e a 1ª visita técnica da I SEMEQ

Esta você não pode perder: confirmado o minicurso de "Ferramentas de Avaliação Econômica com o uso de Excel " com o Prof. Msc. Marcelino Serretti Leonel . O minicurso visa apresentar ao participante uma visão abrangente do uso desta ferramenta comumente encontrada na indústria aplicado à análises econômicas comuns no dia-a-dia dos Engenheiros.

 Prof. Marcelino é graduado Licenciatura Plena em Matemática pelo instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira - BH. Possui especialização em: Fundamentos da Matemática - PUC MINAS, Informática na Educação - UFLA, Matemática e Estatística - UFLA e mestrado em Economia Empresarial - UCAM. Atualmente é professor assistente, atuando como docente Engenharia Econômica e Planejamento Industrial no Instituto de Ciência e tecnologia - ICT da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM e doutorando em Economia Regional na UFMG - CEDEPLAR.

Ainda dentro das novidades da semana, temos a satisfação de informar que nossa 1ª visita técnica foi confirmada:

 

 

 

Uma das maiores e mais modernas siderúrgicas integradas do mundo, a Vallourec Tubos do Brasil S.A. ocupa a posição de líder no mercado nacional em produção de tubos de aço sem costura. Além da Usina Barreiro, em Belo Horizonte (MG), a Empresa tem o controle da Vallourec Florestal Ltda., da Vallourec Mineração Ltda. e da Tubos Soldados Atlântico (TSA). Sua estrutura inclui ainda dois escritórios de venda – um em São Paulo (SP), outro no Rio de Janeiro (RJ) –; uma filial em Diadema (SP) e duas no Rio Grande do Sul (nos municípios de Gravataí e Caxias do Sul), além de duas bases logísticas – Pojuca (BA) e Rio ​das Ostras (RJ).A Vallourec unidade Mineração é uma das unidades produtivas do Grupo Vallourec no Brasil.  que em 2014, completou 59 anos marcados por mudanças, avanços tecnológicos e grandes conquistas. 

 

A Mannesmann chegou ao Brasil na década de 50 para atender a crescente indústria petrolífera nacional. Em 2000, a joint venture entre a francesa Vallourec e a alemã Mannesmann chegou ao Brasil e deu origem à Vallourec & Mannesmann Tubes. Em 2005, a Vallourec adquiriu 100% do controle acionário e a operação no Brasil passou a se chamar V & M MINERAÇÃO. A partir do novo posicionamento, todas as empresas do Grupo passam a adotar, em 2013, o nome Vallourec. 

Assim, a Vallourec unidade Mineração segue o seu compromisso de fornecimento de matéria prima para a fabricação siderúrgica do grupo no Brasil. A Vallourec unidade Mineração é considerada um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento do Grupo Vallourec com relação às concorrentes, porque, com a produção do minério de ferro, é possível contribuir com a manutenção do custo da fabricação dos tubos de aço sem costura e, assim criar um diferencial competitivo dentre os players no mercado.

 

Conheça mais sobre a Vallourec aqui.

E você, vai ficar fora dessa? Faça já sua inscrição!

 

 

Processos Seletivos e Energia Nuclear  na SEMEQ!


Mais duas presenças confirmadas  para a I Semana de Engenharia Química da UFVJM:


Neiton Carlos da Silva é  Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Uberlândia(2009) e atualmente Mestrando em Engenharia Química na UFU, na área de Secagem de Alimentos.

Possui experiência de mais de três anos em ambiente fabril, atuando como estagiário do Controle de Qualidade na Nestlé Brasil LTDA, unidade Ibiá-MG (2009) e sendo Trainee Industrial e posteriormente Coordenador de Processo Cervejeiro na AmBev (2010/2012), onde recebeu treinamentos em liderança, gestão, recrutamento, logística, excelência em produção e atingimento de metas - sendo indicado para o Programa Internacional de Mestre Cervejeiro da AmBev em março de 2012.

 Além disso foi professor Substituto do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) na área de Ciência dos Materiais e Energia e Meio Ambiente (2014/2015).

Na I Semana de Engenharia Química da UFVJM, Neiton traz uma visão prática  no minicurso "Processos Seletivos e Entrevistas: como se comportar?"  com dicas  sobre posturas e comportamento em processos seletivo  além da palestra “Qualidade como Guardiã do Processo Produtivo” apresentando a importância da área da qualidade dentro de uma planta industrial, desafios e perspectivas de carreira.

 

 






O Prof. Dr. Amir Zacarias Mesquita  estará na I SEMEQ com o minicurso "Energia Nuclear no Brasil" . Doutor em Engenharia Química pela  Universidade Estadual de Campinas (2005), mestre em Ciências Técnicas e Nucleares pela  Universidade Federal de Minas Gerais e  graduado em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais (1978), hoje o Prof. Amir é  Pesquisador Titular III do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN),

Em sua trajetória profissional têm-se dedicado à pesquisa em engenharia nuclear com ênfase em termohidráulica e neutrônica experimental de reator nuclear de pesquisa. É autor de mais de duas centenas de artigos técnicos publicados em revistas internacionais e anais.

Sua pesquisa tem-se destacado em estudos e experimentos sobre alternativas de monitoramento da energia liberada pelas fissões nucleares, objetivando a segurança e confiabilidade na operação dos reatores. Indicado duas vezes pelo "Eni Scientific Secretariat" para o "The Eni Award" (2011 e 2012, Azienda Generale Italiana Petroli AGIP"), categoria: "Protection of the Environment Prize". Perito da Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA (Colômbia e Marrocos) e do "National Centre of Science and Technology Evaluation (Ministry of Education and Science of Kazakhstan) . Consultor do "Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para el Desarrollo - CYTED", do Conselho de Ensino da CNEN, da FAPEMIG e do CNPq.

 

Você não pode perder estas oportunidades! Faça já sua inscrição!

O minicurso mais aguardado: Química Forense na I SEMEQ!

 

Confirmado mais um minicurso para a I SEMEQ: Química Forense a serviço da Investigação Criminal, ministrado pela Prof. Msc. Shirlene Kelly Santos do Carmo  com Graduação (2008) e Mestrado (2010) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente concluindo o Doutorado em Engenharia Química também na UFCG, desenvolvendo pesquisas na área de Controle, Modelagem e Simulação de processos. Professora efetiva na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)- RN. Ministrante do Curso Química Forense a serviço da Investigação Criminal e Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses.

 

 
Você vai ficar fora dessa? Faça já sua inscrição!

 

 

Palestra de abertura e minicurso em VBA na I SEMEQ!

 
 
Para engrandecer ainda mais nosso evento teremos como palestrante o Prof. Dr. José Nilton Silva da Universidade Federal de Campina Grande.
 
Nilton possui graduação (2009), mestrado (2010) e doutorado (2013) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, atuando na área de modelagem e controle de processos químicos. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Química da UFCG, leciona disciplinas como Fenômenos de Transportes e Engenharia de Processos. Atua em projetos de processos para grandes empresas do setor químico e petroquímico. Desenvolve pesquisas na área teórica e prática de controle clássico e moderno de processos químicos.
 

Tem publicações em revistas internacionais relacionadas com o desenvolvimento de avaliação online de estabilidade e robustez de controle de processos, e recentemente teve um de seus trabalhos publicado como capitulo de livro lançado pela Springer.

O Prof. José Nilton irá ministrar a palestra de abertura do evento no dia 7 de abril, " Engenheiros Químicos: de onde viemos e para onde vamos?" além do minicurso "Introdução a programação com VBA para Engenharia Química".

Não perca essa oportunidade! Venha participar da I SEMEQ!

 

Controle de Processos e Softwares para Engenharia: Prof(a). Dra. Nádia Guimarães Souza na I SEMEQ!

Professora do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM – MG). Possui graduação em Engenharia Química (2008), Mestrado  (2010) e Doutorado (2014)  pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua nas áreas de Modelagem, Simulação e Controle de Processos Químicos com ênfase em propagação de falhas e controle tolerante.

Com a palestra Controle de Processos Químicos: desafios e perspectivas e o minicurso Scilab para a Engenharia Química, Prof(a) Nádia é mais uma das  participantes confimada na I SEMEQ.

 ____________________________________________________________________________________

Confirmada a presença do palestrante Cláudio Homero Ferreira da Silva na I SEMANA DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFVJM. 

 

 

Cláudio Homero Ferreira possui graduação (2000), Mestrado (2002) e Doutorado (2009) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia, área de concentração em Desenvolvimento de Processos Químicos.

Especialista em Formas Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras (2010), Engenharia de Segurança do Trabalho pela FIJ(2010) e MBA em Gestão de Petróleo e Gás pela FGF (2011). Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos pelo IETEC (2010) e em Gestão Estratégica/Conhecimento e Inovação pela ESAB (2011).

Extensão em Elaboração de Projetos Socioambientais (UFF, 2010) e Curta Duração em Gerenciamento de Projetos de P&D (PUC,2009) e em Energia Nuclear (World Nuclear University, 2013).

Em 2012 obteve a Certificação PRINCE2 - Foundation em Gerenciamento de Projetos pela APMG International.

É Engenheiro de Tecnologia e Normalização Sênior da Companhia Energética de Minas Gerais S/A, atuando como gerente de projetos de P&D na área de alternativas energéticas (Hidrogênio, Biomassa e RSU), tendo participado diretamente de mais de 20 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D) no âmbito do Programa ANEEL.

Possui mais de 70 publicações técnico-científicas em Eventos e Periódicos nacionais e internacionais.

Na I SEMEQ, Cláudio ministrará o minicurso Energia Renovável, a Sociedade e o Profissional do Futuro e a palestra Hidrogênio Energético e suas Tecnologias.Você não pode perder!