CONHEÇA A UFVJM
 

Fundada em 30 de setembro de 1953 por Juscelino Kubitschek de Oliveira e federalizada em 17 de dezembro de 1960, a Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod) transformou-se em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid) em 04 de outubro de 2002, que foram elevadas à condição de Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em 06 de setembro de 2005, tendo sido publicada a transformação no Diário Oficial da União em 08 de setembro de 2005, através da Lei nº 11.173, de 06 de setembro de 2005.

Atualmente, a Universidade possui quatro campi em Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí ofertando 52 cursos de graduação nas modalidades presencial e à distância, 13  14 cursos de mestrado strictu senso, 6 mestrados profissionais, 7 cursos de doutrorado  além de 10 cursos de pós-graduação latu senso nas modalidades presencial e à distância, o que a coloca entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, reconhecida e respeitada pela excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o desenvolvimento nacional, em especial dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

A UFVJM tem como missão produzir e disseminar o conhecimento e a inovação integrando o ensino, a pesquisa e a extensão como propulsores do desenvolvimento regional e nacional.

CONHEÇA DIAMANTINA

 

Com quase três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar a município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado, possuindo uma população média de 47 803 habitantes, de acordo com os dados de 2014 do IBGE. 

A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do diamante. Terra natal de Juscelino Kubitscheck e Chica da Silva, Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do país. O casario colonial, de inspiração barroca; as edificações históricas; as igrejas seculares; a belíssima paisagem natural e uma forte tradição religiosa, folclórica e musical conferem uma singularidade especial à cidade que ao final da década de 90 recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Entre os principais encantos de Diamantina estão as vesperatas e as serestas pelas ruas históricas com músicas inspiradas nas belezas da cidade; o carnaval de rua, as cachoeiras situadas nas proximidades e os percursos da Estrada Real, fazendo parte do Circuito Turístico dos Diamantes.

Agradecimentos: Nossos sinceros agradecimentos a João Carlos Aguiar Cruz, João Leão, Juninho Brandão, Lindolfo Santos, Luiz Filipe Salazar, Mariana de Oliveira,  Martins Morais, Sérgio Miranda e  Roberval Cruz pela gentileza de cederam estas belíssimas imagens de nossa cidade!