Programação

Clique aqui para fazer o download da programação das apresentações da II Jornada de Engenharia de Alimentos.

Clique aqui para fazer o download da programação completa da II Jornada de Engenharia de Aliementos.

 

Palestrantes

Engenheiro de Alimentos Alexandre Gade da Unilever

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2002), MBA em Administração pela USP/Ribeirão Preto (2007), e MBA em Gestão HSM São Paulo (em curso). Em 2000 atuou como P&D na Davisco Foods International EUA; em Julho/2002 foi Trainee em Engenharia Industrial na Sadia SA (hoje BR Foods); em Maio/2003 atuou como Especialista em Processo na empresa Nestlé; em Julho/2007 foi Gerente da Qualidade na Nestlé; em setembro/2009 atuou como Gerente de Manufatura da Nestlé; em setembro/2010 trabalhou como Especialista em Nutrição na Nestlé (Desenvolvimento Tecnológico). Em março/2012 atuou na Regional TIM (Tecnologia e Gestão da Inovação) para américa latina; em maio/2013 foi Gerente da Qualidade (Unilever, Pouso Alegre-MG); e de novembro/2014 até o presente atua como Gerente da Planta Asséptica da Unilever, Pouso Alegre-MG. 

 

Engenheiro de Alimentos Christiano Guirlanda do SENAI/FIEMG

Eng. de alimentos Christiano

O Engenheiro de Alimentos e atualmente é coordenador do laboratório de Desenvolvimento de produtos e Extensão Tecnológica do Centro de Inovação e Tecnologia de Alimentos do SENAI/ FIEMG. Possui experiência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Projetos Agroindustriais, Gestão de Negócios e Processamento de Alimentos, com patentes na área de secagem de materiais biológicos e eletromagnetismo.

 

Drª. Izabela Dutra Alvim do Instituto de Tecnologia de Alimentos

Eng. de alimentos Izabela Dutra

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas. Entre 2006 e 2008 foi bolsista pos-doc pela Fapesp no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Atualmente desenvolve pesquisas em microencapsulação aplicada à produtos alimentícios no Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates, no Instituto de Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Alimentos e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas microestruturados para aplicação em alimentos com ênfase em microencapsulação para proteção e liberação controlada de substâncias ativas e substituição de microestruturas em alimentos.

 

Engenheiro de Alimentos Bruno Cruz do Grupo Super Nosso

 

Engenheiro de Alimentos (UNI-BH/2004), com 10 anos de experiência na área industrial, no segmento de alimentos e bebidas em empresas multinacionais de grande porte (Sadia, Ambev e Coca-cola Femsa). Especialista em Gestão de negócios com ênfase em produção (IETEC/2012), técnico de envase e bebidas carbonatadas (Senai-RJ/2008) e Yellow belt – Programa 6 sigma (INDG/Ambev/2009). Ampla atuação na Supervisão/Coordenação de equipes de produção, com interface estreita com áreas de manutenção, qualidade, engenharia, logística e segurança. Gestão de KPI’s, condução de projetos de melhoria e participação na implantação de projetos na área de segurança, tecnologia da informação, manutenção, capacitação operacional e produtividade. Experiência na implantação de 5S, TPM e utilização de ferramentas de gestão como Kaizen e MASP. Participação na realização da análise de SWOT, no processo de desdobramento de metas, além de experiência no acompanhamento de auditorias e processos de re-certificação.

 

Engenheiro de Alimentos Igor

 

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atuou como professor assistente a do Centro Universitário de Belo Horizonte nas disciplinas de Engenharia Bioquímica e Mecânica de Fluidos (2006 e 2008). Atuou como professor no SENAI ES na disciplina de Tecnologia de Cereais (2013) para o curso de Técnico em Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: reologia de amidos, tecnologia de panificação, tecnologia de chocolates, aspectos sanitários e processamento de alimentos. Desde abril de 2008 vem atuando na Fábrica de Chocolates Garoto (Nestlé): 2008-2013 (Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento), 2013 - atual como Coordenador de Processos em tecnologia de chocolates e recheios.

 

Drª. Viviane Gomes da Costa

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente faz Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, é  tutora do ensino à distância para o curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Faculdade Newton Paiva (Belo Horizonte). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: triterpenos pentacíclicos, lychnophora pinaster, determinação estrutural por RMN.

 

Dr. Felipe Cimino Duarte

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2006), mestrado e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atua na linha de pesquisa Perfil Sensorial, Físico-Químico e Controle de Qualidade das Cachaças produzidas em Minas Gerais. Atualmente é Professor dedicação exclusiva do ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFNMG - Salinas.

 

Msc. Tatiana Nunes Fernandes


Formada em Engenharia de Alimentos no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), mestrado na Universidade Federal de Lavras e MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atuou em Pesquisa e Desenvolvimento na Caramuru Alimentos (3 anos) e Unilever (2 anos), e atualmente faz Doutorado em Ciência dos Alimentos na Universidade Federal de Lavras.  

 

Francisco Clodoaldo Andrade (Diretor da Indústria Tecnint)

Fundador e Diretor da Indústria Tecnint de Equipamentos Ltda, Técnico Mecânico pela Escola Técnica Federal do Ceará, com 34 anos de atuação no ramo de equipamentos agroindustriais, atuando também com equipamentos para indústria farmacêutica. Consultor em definição de processos e equipamentos para o processamento de frutas, vegetais e leite (polpas de frutas/sucos, doces, geléias, frutas desidratadas, purês, minimamente processados, doce de leite, entre outros). Experiência consolidada na industrialização do açaí, com trabalho realizado in loco diretamente com produtores da Região Norte do Brasil, desde 2000. Atuação no mercado externo, com projetos na Venezuela e África (Quênia, Moçambique, Angola, Gana), através de parcerias de representação comercial com as empresas FB Multiservícios C.A. e BrazAfric Enterprises Ltd.

 

  Profª. Drª. Andrea charbel da UFSJ

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH; Professora na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Departamento de Engenharia Química (2012-2014). Atualmente é professora na Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos, responsável pela disciplina da termodinâmica. Pesquisadora nas áreas de secagem de materiais, modelagem e simulação de transferência de calor e massa em processos de secagem, atividade de água, conservação de alimentos, aproveitamento de resíduos, energia renovável e meio ambiente.

 

Drª. Andrea Limoeiro Carvalho

"Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana. Suas pesquisas se concentram na área de separações físicas, mais especificamente em processos por membranas, biotecnologia, purificação de biocompostos e encapsulamento de biomoléculas."

 

Gerson Ribeiro Homem (Professor da Universidade Federal de Dourados)

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1987) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, localizada no Município de Dourados/MS. Atua no quadro de docentes da Faculdade de Engenharia - FAEN, principalmente nos cursos de engenharia com destaque o Curso de Engenharia de Alimentos. Tem experiência na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, com especialidade nas áreas: Informática Aplicada à Agroindústria de Alimentos e Bebidas, Complexo Agroindustrial, Marketing, Gestão Agroindustrial, Logística na Cadeia de Produção, Análise Locacional de Empreendimentos Agroindustriais e Projetos Agroindustriais (processamento avançados de separação de componentes alimentares). Faz parte do banco de avaliadores do INEP/MEC nas áreas da Engenharia de Alimentos e Cursos de Tecnologia Superior (presencial e a distância). Acredita que Brasil contem as regiões mais prosperas para o desenvolvimento do Setor Agroindustrial do mundo, sendo, portanto, a agroindústria o elo das cadeias produtivas mais importante na geração de emprego e renda.

 

Dr. César Piedrahíta

"Doutor em Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidad de Caldas-Colômbia (2004), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2013).  Atualmente é professor substituto do curso de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em fermentação semi-sólida, tratamento de águas residuárias e purificação."